Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep já tem os vencedores do 23º Salão Universitário de Humor

Unimep já tem os vencedores do 23º Salão Universitário de Humor

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 13/06/2015 13h18, última modificação 26/04/2016 15h52

São os vencedores do 23º Salão Universitário de Humor de Piracicaba da Unimep os universitários Wagner Valente dos Passos, da Universidade Federal do Rio Grande, com uma história em quadrinhos sobre saudade; José Antônio Costa, da Universidade Federal do Piauí, com cartum sobre o olhar de um anjo para a tentação de uma mulher-diabo; Fabrício Rodrigues Garcia, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com caricatura de BB King toda desenhada com caneta Bic. O interessante é que a obra foi enviada ao concurso antes de o músico morrer em 14 de maio. Outro premiado foi Marcos Muller, da Universidade Paulista, autor de charge sobre os confrontos entre a polícia e professores ocorridos em Curitiba. Cada um deles receberá R$ 1.000 em dinheiro.

Os quatro universitários foram os autores dos trabalhos definidos pelo júri de premiação no início da noite desta sexta-feira, 12, momentos antes do debate Os Limites (ou não) do Humor. Além deles, também foram escolhidos os vencedores dos prêmios especiais temáticos do Salão Universitário: o universitário Eldes de Paula Oliveira, do Instituto Federal de São Paulo conquistou o Prêmio Meio Ambiente/Centro Cultural Martha Watts/Unimed e receberá R$ 1.000 em dinheiro. Ele enviou cartum com crítica sobre a questão da fome, que ainda mata muitas pessoas pelo mundo.

Já o Prêmio Educar para Crescer – Faculdade de Comunicação e Informática da Unimep foi concedido ao César Augusto Nogueira, do Instituto Federal de Santa Catarina, autor de charge sobre a desvalorização da educação e da remuneração aos professores.Pelo trabalho, ele receberá R$ 1.500.

O júri também concedeu três menções honrosas nas modalidades cartum, charge e caricatura.

Os trabalhos selecionados e vencedores da 23ª edição do Salão Universitário estão abertos à exposição no Átrio do Centro Cultural e de Convivência do campus Taquaral, juntamente com mostra paralela Uma Ovelha Negra na Cultura Midiática, que traz reproduções das páginas do jornal de humor gráfico Ovelha Negra, existente entre os anos 1976 e 1977.

Talentos – Concorreram à premiação 96 trabalhos nacionais e internacionais selecionados dentre os 521 inscritos. De acordo com o presidente do Salão, Camilo Riani, o concurso desse ano foi marcado pela revelação de novos talentos de estudantes internacionais. “Além dos novos talentos vindos de várias regiões do Brasil, nessa edição, recebemos bons trabalhos de estudantes do Oriente Médio, da América do Sul e da Ásia, principalmente na modalidade caricaturas”, afirma Riani.

O júri de premiação reuniu Dálcio Machado, chargista do jornal Correio Popular e capista da revista Veja; Osvaldo Da Costa, cartunista, professor e mestre em comunicação; Fred Ozanan, recordista de premiações do Salão Universitário; Eduardo Baptistão, caricaturista do jornal O Estado de S. Paulo; Joceli Lazier, docente e coordenadora do Centro Cultural Martha Watts; Luis Ulrich, publicitário; e José Lima Jr, doutor em filosofia e professor da Unimep.

Prêmio Internet – A votação on-line do prêmio internet estará aberta a partir do dia 20 de junho. Os internautas poderão acessar www.unimep.br/salaodehumor e participar. O autor da obra mais votada, independente da categoria, recebe R$ 1.000 em dinheiro.

Anote – Exposição dos trabalhos premiados e selecionados do 23º Salão Universitário de Humor de Piracicaba da  Unimep. Visitas até 15 de  agosto, segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados das 8h às 16h, no Átrio da Biblioteca do campus Taquaral. Entrada gratuita.

Texto: Celiana Perina e Angela Rodrigues
Fotos: Bob Calligaris