Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep lança campanha Apague o Desperdício

Unimep lança campanha Apague o Desperdício

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 20/02/2015 15h05, última modificação 26/04/2016 15h52

Conscientização e educação são as bolas da vez em tempos de escassez de água e economia de energia elétrica. Para despertar e incentivar essas práticas perante a comunidade interna, formada por alunos, professores e funcionários, e a comunidade externa, a Unimep lançará, no próximo dia 26, a campanha Apague o Desperdício.

A campanha conta com o apoio da Direção Geral do IEP e da Reitoria da Unimep e visa incentivar a prática de iniciativas para preservar a água e economizar energia não apenas nas dependências da universidade, mas em outros ambientes sociais. “Graças ao fato de Piracicaba usar a água do rio Corumbataí, que é afluente do rio que leva o nome da cidade, e que não é diretamente dependente do Sistema Cantareira, cremos que eventual racionamento no nosso município seja algo remoto. Contudo se essa medida vier a ser adotada para o fornecimento de água e energia elétrica (aliás, já vivemos em passado não tão remoto racionamento dessa energia) poderá haver dificuldades para manter a universidade funcionando regularmente. Porém, geralmente, nos momentos de crise, a colaboração aumenta e as ideias criativas surgem para minorar a situação”, destaca o prof. Gustavo Jacques Dias Alvim (foto ao lado), reitor.

Por meio da campanha, cartazes e adesivos com dicas e atitudes para economizar água e energia serão afixadas e divulgadas nos ambientes acadêmicos e administrativos dos quatro campi. Dentre elas: desligar equipamentos de informática e multimídia localizados nos ambientes acadêmicos nos momentos em que não estiverem sendo utilizados, como intervalos ou ao final das aulas; manter ligados ventiladores e aparelhos de ar-condicionado apenas nos momentos em que foram utilizados; apagar as luzes de salas de aula, cozinhas, refeitórios, banheiros, laboratórios, auditórios e outros espaços ao sair; fechar corretamente torneiras e bebedouros para evitar vazamentos e goteiras que possam causar desperdício de água e apertar as descargas de vasos sanitários apenas o tempo necessário.

Já nos ambientes externos, como residências e locais de trabalho, serão incentivadas ações como substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED; reduzir o tempo do banho e utilizar a chave seletora na posição verão e abrir a geladeira somente o tempo necessário, dentre outras.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Bob Calligaris/Fábio H. Mendes