Unimep no Twitter: há dois meses universidade usa a ferramenta
A Unimep tem Twitter. Significa que a instituição está conectada a uma rede social de relacionamentos, uma espécie de miniblog, que permite a postagem de informações de textos com até 140 caracteres. O Twitter da Unimep (www.twitter.com/unimep) está em funcionamento há mais de 2 meses, desde o dia 4 de março. Durante esse período, a equipe testou sua funcionalidade e seu acesso, publicando informações sobre os principais eventos e projetos que compõem o dia-a-dia da instituição.
Além de ser um canal de interação com os universitários, trata-se de mais uma ferramenta de comunicação instantânea. Outro atrativo é a possibilidade de postar a partir de múltiplas plataformas: internet, aplicativos e celulares.
Na Unimep, o gerenciamento é de responsabilidade do Departamento de Comunicação e Marketing. A postagem e a produção de notícias fica a cargo da Assessoria de Imprensa, enquanto a moderação é de responsabilidade da Assessoria de Marketing. A velocidade da comunicação e instantaneidade da postagem de notícias foram alguns dos motivos que levaram a utilização do site como ferramenta de divulgação e interação, conta o moderador do Twitter da Unimep, Magdiel Silva.
Hoje o Twitter tem sido usado por importantes veículos de comunicação, empresas assim como por artistas e políticos. Para se ter uma ideia, segundo dados da ComScore, a ferramenta tem sido grande fenômeno tecnocultural da internet e já alcançou a marca de 32 milhões de visitantes no último mês de abril.
HISTÓRIA
A rede de relacionamento estreou em 2006 nos Estados Unidos. O principal objetivo do Twitter era mostrar o que as pessoas estavam fazendo, já que a pergunta que abre o site é What are you doing? (que no português significa: O que você está fazendo?). Mas a rede tomou um rumo diferente. Hoje esses pequenos textos são usados muito mais do que apenas para relatar o que os conectados estão fazendo de suas vidas. O primeiro grande momento do Twitter na mídia foi quando um avião caiu no rio Hudson, em Nova York. Um usuário que estava passando mandou de seu celular: Tem um avião no Hudson. Nos primeiros minutos após o acidente, só soube da notícia quem o seguia.
Um dos primeiros adeptos famosos foi o atual presidente dos EUA, Barak Obama, que em 2007 utilizou o Twitter para difundir sua campanha presidencial.
Assista ao vídeo com entrevista da assessora de marketing da Unimep.
Edição e texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Fábio Mendes
Vídeo: Unimep TV
Última atualização: 27/05/2009