Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep participa de rede latino-americana de sustentabilidade

Unimep participa de rede latino-americana de sustentabilidade

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 26/06/2014 08h23, última modificação 26/04/2016 15h51

Para criar, fortalecer e desenvolver iniciativas relacionadas à sustentabilidade ambiental, a Unimep é uma das 80 universidades da América Latina, e uma das 13 do Brasil, participantes do projeto Risu – Red de Indicadores de Sostenibilidad de las Universidades. O projeto surgiu em 2012, na 2ª Jornada Iberoamericana da Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente, uma rede de universidades envolvidas com a questão da sustentabilidade.

Na Unimep, a iniciativa é coordenada pela profª Maria Guiomar C. Tommasiello (foto), a Magui, com apoio do prof. Josué Lazier, coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários, e do prof. James Rogado, coordenador do curso de química-licenciatura. Também participam as alunas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE): Carol Manzoli Palma, aluna do doutorado em educação, e Áurea Cristina Bastos Pereira, aluna do curso de mestrado em educação.

A primeira etapa do projeto é a aplicação até o dia 30, de um questionário para docentes, gestores e colaboradores de áreas acadêmicas e administrativas específicas sobre temas voltados à sustentabilidade. Depois, será feita a análise dos resultados obtidos e a proposta para a formação de um grupo de trabalho na universidade.

“Os resultados deste estudo pretendem fortalecer a atuação que estas redes estão desenvolvendo para o comprometimento das universidades com a sustentabilidade socioambiental. Vamos avaliar os dados conjuntamente com as outras universidades, uma vez que o objetivo é criar uma rede de indicadores. Além disso, a intenção é constituir um grupo de trabalho na Unimep que possa dar seguimento ao projeto”, destaca a professora.

Dentre os indicadores a serem analisados nos questionários estão política de sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, sensibilização e participação, dentre outros.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes