Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep realiza o 2º Fórum de Inclusão e Acessibilidade na educação superior

Unimep realiza o 2º Fórum de Inclusão e Acessibilidade na educação superior

por Angela Rodrigues publicado 13/09/2017 02h00, última modificação 13/09/2017 14h08
Iniciativa promovida pela equipe da Assessoria para Inclusão e Acessibilidade da Unimep marca a conscientização para a inclusão social e oferece oficinas e palestras gratuitas.

O mês de setembro é marcado pela cor verde, que vem da conscientização para a inclusão social. Além disso, dia 21 é considerado, desde 2005, como o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Para incentivar a conscientização para a inclusão social, a equipe da Assessoria para Inclusão e Acessibilidade da Unimep promove o 2º Fórum de Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior. A programação do evento traz oficinas, seminário e palestra para ocorrerem entre os dias 18 e 22 de setembro. A programação completa pode ser consultada aqui. Todas as atividades são abertas e gratuitas.

Ao longo da semana, quatro oficinas serão ministradas na Unimep. Entre os palestrantes convidados para conduzi-las estão professores e alunos de distintos cursos da instituição. As oficinas têm os temas: “A Pessoa Surda no Contexto da Educação”, no dia 18; “Cinema e Deficiência: História e Representações”, no dia 19; “A Pessoa Cega no Contexto da Educação”, no dia 20; e ainda, “Olhares Possíveis para a Deficiência, os Sujeitos e a Questão da Autonomia Social”, no dia 21. Todas as oficinas serão realizadas no Auditório do bloco 7 do campus Taquaral.

Além das oficinas, a programação inclui também o Seminário: Pesquisas sobre a Educação de Alunos Cegos, com convidados distintos, a ser promovido no dia 20, a partir das 14h, no Auditório do bloco 7 do campus Taquaral. Já “A Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho” é o tema da palestra que encerra a programação do Fórum na universidade. A discussão será ministrada no dia 22, pelo professor do curso de direito da Unimep, Artur Soares de Castro, e pela professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Valéria Rueda Elias Spers. O evento acontece a partir das 19h30, no Auditório Verde, bloco 2 do campus Taquaral. Assim como todas as atividades da semana, a palestra também é aberta para alunos, professores e funcionários da universidade e demais interessados.

REFLEXÃO

“No âmbito da educação especial, a proposta busca reflexões acerca do compromisso da educação para a formação que atenda às necessidades educacionais especiais de seus alunos. Já sobre a inclusão no mercado de trabalho, buscamos oferecer um espaço para reflexão sobre as organizações, que, muitas vezes, devido à falta de informação sobre deficiência favorecem representações estereotipadas sobre o potencial do profissional”, destaca Tânia Valéria Scaranello, coordenadora da Assessoria para Inclusão e Acessibilidade da Unimep.

Para a coordenadora, a inclusão não se faz sozinha, mas sim a partir de estudos e práticas interdisciplinares que viabilizam um programa de inclusão efetivo. “O Fórum é um espaço de reflexão e acesso a informações que possibilitem às pessoas conhecerem, ainda que de maneira geral e sintetizada, alguns importantes aspectos com relação à deficiência e as possibilidades de inclusão”, afirma ela.

O Fórum de Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior é realizado em parceria com a Prefeitura de Piracicaba; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e  Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef). A iniciativa ocorre conjuntamente com a programação da 6ª Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência.

ANOTE – 2º Fórum de Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior. Entre os dias 18 a 22 de setembro, com oficinas, seminário e palestra, no campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 157, Piracicaba). Todas as atividades são abertas e gratuitas. Informações: (19) 3124-1592.

Texto: Pedro Spadoni
Edição e coordenação: Celiana Perina