Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep recebe a 11ª Mostra Ecofalante de Cinema no campus Taquaral

Unimep recebe a 11ª Mostra Ecofalante de Cinema no campus Taquaral

por Angela Rodrigues publicado 20/08/2022 05h00, última modificação 23/08/2022 17h05

O campus Taquaral da Unimep recebe nos 10, 15 e 17 de agosto, sessões da 11ª Mostra Ecofalante de Cinema 2022, o mais importante evento audiovisual da América do Sul dedicado às temáticas socioambientais. As exibições ocorrem nos dias 10, 15 e 17, das 8h30 às 11h e das 19h30 às 22h, no Auditório Verde, bloco 2 (campus Taquaral). As sessões são abertas a todos os interessados e têm entrada gratuita.

Confira a programação:

Dia 10 (quarta-feira): às 8h30, exibição do longa nacional “Descarte” (52 minutos), seguido de debate. Na mesma data, a partir das 19h30, exibição do longa nacional “Sob a Pata do Boi” (49 minutos), e debate;

Dia 15 (segunda-feira): 8h30, exibição do longa internacional “Ladrões do Tempo” (52 minutos), e debate. Às 19h30, exibição do longa internacional “Superalimentos” (The Superfood Chain – 1h10 minutos), e debate;

Dia 17 (quarta-feira): 8h30: exibição dos curtas-metragens: “O Andar de Cima” (23 minutos); “Crescer onde nasce o Sol” (13 minutos), “Quem saiu para a entrega “ (20 minutos); “Meu Arado, feminino” (21 minutos); “Autofitness” (21 minutos);  “Cor da Pele” (4 minutos) e “Osiba Kangamuke – Vamos lá, criançada” (19 minutos).

Na mesma data, a partir das 19h30, exibição dos curtas-metragens: “Neguinho” (20 minutos); “Como respirar fora d´água” (16 minutos); [O vazio que atravessa] (23 minutos); “Yãi tu nunãhã payexop: encontro de pajés” (26 min); “Cidade de quem corre” (11 minutos); “Mãe do mangue” (20 minutos) e “Tapajós Ameaçado” (24 minutos).

Além da comunidade, as sessões programadas no campus Taquaral contam já com a participação confirmada de alunos da “Escola Estadual Adolpho Carvalho”, localizada no parque Cecap 1, próximo à universidade. No dia 10, serão 68 alunos para as exibições do período matutino, enquanto no dia 17, serão 63 alunos para as exibições também no período matutino.

SUSTENTÁVEL – A Mostra Ecofalante é o evento mais importante da Ecofalante, uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 2003. A instituição realiza projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável do planeta, por meio da educação e da cultura.

A iniciativa é realizada anualmente desde 2012, e promove sessões de cinema itinerantes e gratuitas, sempre com a exibição de produções ligadas às temáticas socioambientais.

Em Piracicaba, juntamente com a Unimep, a Mostra terá sessões em outras 17 instituições de ensino e espaços culturais. Além da exibição de filmes, diversas sessões serão seguidas de debates ou bate-papos com convidados especiais. Todas as atividades são gratuitas.

A Mostra Ecofalante de Cinema é realizada em Piracicaba por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio da Basf S.A. e da Caterpillar Brasil. A produção é da Doc & Outras Coisas e coprodução da Química Cultural. A realização é da Ecofalante e da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Texto: Angela Rodrigues / Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: site ONG Ecofalante