Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep recebe a 16ª Semana Municipal sobre Álcool e Outras Drogas

Unimep recebe a 16ª Semana Municipal sobre Álcool e Outras Drogas

por Angela Rodrigues publicado 06/06/2016 05h00, última modificação 21/06/2016 16h21

Além do ensino em sala de aula, várias são as iniciativas realizadas na Unimep que promovem o saber e as reflexões sobre temas distintos. Uma delas ocorre no próximo dia 22 no campus Taquaral da Unimep: trata-se da abertura da 16ª Semana Municipal sobre Álcool e Outras Drogas. Voltada a todos os interessados, a abertura da semana tem palestra a partir das 19h, no Auditório Verde do campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). O evento prossegue nos dias 23 e 24 no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba (rua Alferes José Caetano, 834, Centro, Piracicaba). A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas no início de cada atividade.

Com o tema A Informação é a Melhor Prevenção, a semana consiste na promoção de exposição, mesa-redonda e debates. “As atividades possibilitarão ampliar e aprofundar conhecimentos referentes à questão das drogas, seus impactos e desdobramentos na vida das pessoas (usuários e codependentes) bem como em toda a sociedade”, destaca o professor.

A escolha da Unimep como anfitriã para a abertura do evento ocorre pelo fato de a Coordenação do Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad) ser exercida pelo docente da Faculdade de Ciências Humanas da universidade, o prof. Ismael Valentin. Ele foi eleito ao cargo de coordenador do Comad de Piracicaba para a gestão 2016-2018. Na Unimep, Valentin também responde pela coordenação do Comitê de Prevenção à Dependência Química (CPDq).

PROGRAMAÇÃO

A abertura do evento ocorre no dia 22, às 19h, e inclui a palestra A Prevenção e a Redução de Danos Entre os Jovens, com início às 20h, ministrada por João Pedroso e Gabriel Bonfim, do grupo Coletivo Respire RD. Às 21h, ocorre o debate. No dia 23, a partir das 13h, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba, a iniciativa prossegue com a apresentação do Plano de Atenção ao Usuário de Álcool e Outras Drogas, por Carla Marques e Fidelis Neto. Na sequência, às 15h, ocorre a mesa-redonda Ações Desenvolvidas e Esperadas Junto aos Usuários de Álcool e Outras Drogas, com vários convidados.

Já no dia 24, as ações têm início a partir das 8h30. Às 9h30, há apresentação cultural do Centro de Atendimento Socioeducativo e às 9h45, ocorre a palestra O Papel e a Importância da Educação na Prevenção, com o prof. Cristian Fernandes, coidealizador do Codeq – Congresso de Dependência Química.

A 16ª Semana Municipal sobre Álcool e Outras Drogas é promovida pelo Comad em parceria com a Câmara de Vereadores de Piracicaba, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Prefeitura de Piracicaba.

Texto: Serjey Martins
Foto: acervo pessoal