Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep recebe o selo de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)

por Angela Rodrigues publicado 14/08/2023 05h00, última modificação 14/12/2023 19h37

A Unimep recebeu, no último dia 6 de dezembro, o Selo de Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

O selo de Instituição Socialmente Responsável e a respectiva certificação foram encaminhadas por meio de ofício da ABMES ao professor Josué Adam Lazier, diretor de Extensão e Cultura da universidade.

O ofício é assinado por Celso Niskier, diretor-presidente da ABMES.

CAMPANHA – O reconhecimento como instituição socialmente responsável foi concedida pela participação da Unimep na 19ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

Realizada pela ABMES, a campanha tem como objetivo expor os projetos sociais das IES (instituições de ensino superior) nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo do ano.

Na campanha de 2023, a Unimep informou e certificou à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) a sua participação em distintas iniciativas, atividades e ações sociais e de extensão.

Foram cadastradas as ações: a realização dos cursos Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos, Garçom e Empratamento, e também o curso de Cuidador de Idosos, realizados pela Diretoria de Extensão e Cultura da Unimep, cursos de Nutrição e Fisioterapia, e Nutricentro, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) de Piracicaba. Os cursos foram promovidos em novembro e dezembro.

Também foram inseridos a participação da Unimep nas iniciativas: Um olhar azul para a vida!, ligado à campanha de conscientização Novembro Azul; o Dia Nacional do Diabetes; a atividade de Alongamento Físico, realizado no Centro Comunitário do Bairro Eldorado e Cecap, em Piracicaba; a realização da Campanha de Arrecadação de Leite Integral de Caixinha de Leite, por alunos, docentes e colaboradores da unidade Lins; atividades do projeto Democratização do Ensino de Cinema e Extensão para a Assupira (Associação de Surdos Libras de Piracicaba e Região), a promoção do evento Avaliação Clínica e Vacinação para Pets, realizada por alunos e docentes do curso de Medicina Veterinária da Unimep na Clínica Escola Veterinária, em junho, e a realização do Unimep na Comunidade: Cidadania nos Territórios, promovido por estudantes e docentes de diversos cursos, em maio, aos moradores dos bairros Matão e Parque dos Eucaliptos, em Piracicaba.

Também foram mencionadas as atividades e atendimentos desenvolvidos à comunidade por alunos e docentes do curso de Nutrição, no Nutricentro, e por alunos e docentes do curso de direito, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), espaço ligado à graduação de Direito Unimep, em Piracicaba.

A certificação da Unimep como Instituição Socialmente Responsável tem validade por um ano (prazo do ciclo da campanha) e poderá ser utilizada até outubro de 2024. Após essa data, um novo Selo poderá ser conferido, conforme a participação da campanha no próximo ano.

Texto: Angela Rodrigues - Assessoria de Comunicação da Unimep
Arte do selo social: Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior