Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep renova convênio para gestão de incubadora de empresas

Unimep renova convênio para gestão de incubadora de empresas

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 27/05/2013 13h32, última modificação 26/04/2016 15h49

O convênio entre a Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep e a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste para a gestão e coordenação da Incubadora de Empresas José João Sans, que oferece às pequenas empresas apoio estratégico durante os dois primeiros anos de existência, foi renovado, no último dia 20, até o ano 2014. O ato de renovação ocorreu na própria incubadora e reuniu o reitor da Unimep, o professor Gustavo Jacques Dias Alvim; o diretor da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau), Lorival Fante Júnior; o docente e gestor da incubadora, Antonio Alvaro de Assis Moura e, também, o prefeito da Santa Bárbara d´Oeste, Denis Eduardo Andia, e o gerente do Escritório Regional de Piracicaba do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), uma das instituições parceiras, Antonio Carlos de A. Ribeiro. Acompanharam também o evento, os empresários responsáveis pelas empresas incubadas e demais convidados.

Verba – Além de renovar o convênio, a incubadora também recebeu uma verba de R$ 100.300 mil para investir em novos equipamentos. O recurso foi liberado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) por meio do gestor e coordenador da incubadora, Antonio Álvaro de Assis Moura, docente da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Unimep. Com a verba, até o momento, já foram adquiridos três computadores de alta tecnologia, um projetor, uma impressora para grandes dimensões (plotter), uma impressora a laser e o software Solidworks (2013) para o desenvolvimento de produtos. “Os equipamentos adquiridos estarão disponíveis para todas as empresas incubadas e possibilitarão o desenvolvimento de novos produtos e a documentação daqueles já desenvolvidos. Além disso, os alunos poderão se dedicar a projetos em parceria com essas empresas”, conta Moura. Atualmente, nove empreendimentos estão incubados: Destra Motores, Milani & Domingues, Máquinas Hertz, Oficina de Girafas e Cia, GeoTecno, CNC Lab, RedFox, CriarPlast e a  Geomecânica.   

Perspectiva – Com os novos equipamentos, a Oficina de Girafas e Cia pretende trabalhar no desenvolvimento de materiais publicitários. A empresa atua na produção de peças artesanais confeccionadas a partir de jornais e tecidos. Já a Geomecânica utilizará o novo software Solidworks 2013 para o desenvolvimento de projetos que se destinam a instalações industriais. “A incubadora é fundamental para o crescimento de novas empresas, tanto pelas ferramentas que ela nos proporciona para uso, como também pela gestão do professor Assis. O trabalho realizado é um apoio e incentivo para nós”, afirma o analista de projetos da Geomecânica, Natan Martins Neri, que se graduou em engenharia de automação em 2011, pela Unimep. 

Resultados - A empresa Luz de Cristo, que atua na produção de velas e círios, foi atendida durante dois anos pela incubadora. Neste ano, a diretora da empresa, Ângela Cambraia, permaneceu entre as 13 finalistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios - Região São Paulo. No total, mil empresárias participaram do concurso.

Veja galeria de imagens da renovação de convênio: http://on.fb.me/11kGJGi
 
Texto: Larissa Molina
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 27/05/2013

registrado em: