Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep retoma a realização das cerimônias de formatura no formato presencial

Unimep retoma a realização das cerimônias de formatura no formato presencial

por serjey.martins1 publicado 11/10/2021 07h00, última modificação 15/12/2022 17h14

A cerimônia de formatura é um momento especial na vida dos alunos. Simboliza a concretização de todo o caminho da graduação e o encerramento de um ciclo. Porém, devido à pandemia e as restrições impostas para combatê-la, a Unimep e outras instituições de ensino tiveram que restringir atividades presenciais como as formaturas. Agora, felizmente, elas estão sendo retomadas de acordo com os protocolos de saúde estabelecidos pelo governo e prefeituras. A primeira a ser realizada acontece neste sábado, dia 2, e terá a presença dos alunos de jornalismo e cinema e audiovisual.

Uma mistura de emoções

Para conhecer melhor a experiência dos alunos com esse retorno, entrevistamos a Isabella Ercolin (foto abaixo à direita), 25, formanda de jornalismo da Unimep e representante da comissão de formatura dos alunos de jornalismo e audiovisual (foto à direita). Confira os melhores trechos da entrevista:

Unimep - Qual o sentimento de estar formando-se finalmente?

Isabella - O sentimento é de alegria, felicidade, uma mistura de muitas coisas. É uma gratidão finalmente fazer essa celebração e reunir todos os formandos para concluir algo que fez parte da nossa vida. A graduação foi um ciclo e a formatura é o encerramento dele. Sentimos que estava faltando isso para concluir e finalmente podermos desbravar o mundo.

Unimep - Vocês estão planejando a formatura desde quando?

Isabella - Planejamos a formatura, efetivamente, desde 2019 e ela estava marcada, inicialmente, para ser realizada no final de março de 2020, logo quando o governo iniciou os protocolos de isolamento. A Salles, empresa que organiza as formaturas, e a Unimep deram todo o amparo que precisávamos. Houve muitas incertezas e adiamentos pela questão das ondas da Covid, mas sempre que precisamos de resposta, tanto a Unimep quanto a Salles estiveram presentes e nos atualizavam das possibilidades.

Unimep - Foi difícil treinar para a cerimônia com os protocolos de saúde impostos pela pandemia, como o distanciamento e o uso de máscaras?

Isabella - Eu acho que não foi difícil pois já vivemos esse momento quase há 2 anos, então todos têm consciência de que precisam seguir as normas. Distanciamento de duas cadeiras, poucas pessoas no lugar, máscara, álcool em gel. Foi nos explicado o protocolo e todos já estão acostumados, não foi difícil para turma e acredito que nem será para os familiares. A única coisa que ficou mais difícil é a parte do uso de máscaras na questão das fotografias, da entrega do diploma. Ela vai tampar nosso sorriso, nossa expressão de felicidade. Isso foi a única coisa que nos chateou. Foi nos dada a opção de fazer distanciamento no palco sem máscara ou ficar todos mais próximos com máscara, optamos por ficar mais juntos. O único momento que vamos tirar as máscaras será na hora de descer do palco. Ainda não sabemos como será a experiência, haverá algumas coisas diferentes como a entrega do presente dos pais, que antigamente íamos até eles. Mas estamos tentando ser otimistas e estamos com a expectativa que vai ser muito legal.

Protocolos de saúde

Vania Teixeira, assistente de eventos da Unimep, explica que serão tomadas diversas medidas para a segurança dos alunos e professores: “haverá distanciamento entre os convidados e entre alunos e professores no tablado. O número de participantes também está limitado a 271 lugares. Os convidados serão recepcionados por seguranças que verificarão se estão com convite e será medida a temperatura. Além disso, eles precisarão estar com o comprovante de vacinação, utilizar máscara e fazer a assepsia das mãos com álcool em gel”.

Ela também conta que está feliz pelo retorno das formaturas presenciais: “fico feliz pelo retorno, acho que é um momento importante na vida dos alunos, que aguardavam com muita expectativa. Ficamos apreensivos apenas porque é tudo muito novo com todos os novos procedimentos, queremos que tudo aconteça bem. É uma coisa nova esse tipo de formatura com distanciamento, apesar do cerimonial ser o mesmo”.

Calendário das formaturas

Abaixo, você pode conferir o calendário com as datas de todas as formaturas que acontecerão até o fim de 2021:

OUTUBRO

17 - Direito B - Turma 2019

18 - Direito A - Turma 2019

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Foto: acervo pessoal dos alunos
Última atualização: 01.10.2021