Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep reúne cinco pós-doutorandos financiados pela Capes

Unimep reúne cinco pós-doutorandos financiados pela Capes

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 06/06/2015 08h29, última modificação 26/04/2016 15h52

Um time de pesquisadores da Unimep acaba de ganhar um reforço significativo. Em maio foram aprovadas cinco bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação, concedidas pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O PNPD é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) recomendados pela Capes.

Em abril, a universidade realizou o processo de edital para a inscrição de alunos e fez a avaliação de desempenho dos candidatos. Após o resultado, as bolsas aprovadas pelo sistema da Capes contemplaram cinco alunos de distintos programas de pós-graduação da universidade. De acordo com Renata Barrichelo Cunha, coordenadora de pesquisa e pós-graduação da Unimep, essas bolsas mostram o prestígio da universidade. “Os objetivos do PNPD/Capes são promover a realização de estudos de alto nível; reforçar os grupos de pesquisa nacionais; renovar os quadros dos programas de pós-graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa e promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando a integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos programas de pós-graduação no país”, destaca ela.

Os alunos pós-doutorandos beneficiados com as bolsas do PNPD/Capes são: Andrea Baraldi Cunha, Taísa Belli e Regina Maria Rovigatti Simões, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH); Rogério dos Santos Morais, aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), e Márcia Cristina Américo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da universidade.

PESQUISAS

As pesquisas aprovadas pelo programa serão desenvolvidas até meses distintos do próximo ano. Saiba mais sobre elas: vinculado ao PPGEP, está o projeto Roteiro para Formulação e Implementação da Estratégia Competitiva com Base na Cadeia de Valor, de Rogério dos Santos Morais, que conta com a supervisão de Carlos Roberto Camello Lima, docente do PPGEP.

Na área de Ciências e Movimento Humano, Regina Maria Rovigatti Simões, desenvolve o projeto A Percepção Subjetiva da Performance de Jogadores de Basquete no Treinamento Esportivo, com a supervisão do orientador Idico Luiz Pellegrinotti. Taisa Belli, também do PPGCMH, responde pelo projeto Polimorfismo Genético, Dano Muscular e Desempenho em Provas de Ultraendurance, supervisionado pela docente Rozangela Verlengia; e Andréa Baraldi pelo projeto Efeito de um Treino Orientado com Atividades e Brinquedos no Ambiente Domiciliar de Lactentes com Riscos Socioambiental e Biológico para Atraso no Desenvolvimento Neuromotor.

A supervisão é de Denise Castilho Cabrera Santos, docente da Unimep, com colaboração de Eloisa Tudella, professora da UFSCar. Na área da educação, o projeto de Márcia Cristina Américo, Lei 10.639/2003: O Ensino da História e Cultura Afro-brasileira no Currículo Escolar à Luz da Perspectiva Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica é supervisionado pela docente Anna Maria Lunardi Padilha.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes