Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep sedia 7ª Maratona de Revezamento: alunos e docentes da área da saúde atendem atletas

por Angela Rodrigues publicado 15/04/2019 05h00, última modificação 14/07/2023 15h39

Pelo 7º ano consecutivo, o campus Taquaral da Unimep recebe a Maratona de Revezamento JP 42k. Promovido nesse próximo domingo, dia 14, o evento irá reunir 1.500 atletas inscritos em quatro modalidades: solo 42k, dupla 21k, quarteto 10,50k e octeto 5,50k. A partir das 5h da manhã, ocorre a concentração dos atletas. A largada será às 7h e o início da premiação está previsto a partir das 11h. Ao longo da Maratona, alunos e docentes dos cursos da área da saúde da Unimep farão distintos atendimentos gratuitos aos atletas e participantes. A prova será finalizada às 13h. (consulte a programação abaixo).

ATENDIMENTOS – Antes, ao longo ou após a prova de 42k, os atletas e participantes da Maratona poderão contar com distintos atendimentos gratuitos na área da saúde. Alunos e docentes do curso de fisioterapia irão realizar a criomassagem (técnica que alia os benefícios da massagem e da crioterapia, e auxilia a controlar o processo inflamatório, diminui as dores e acelera a recuperação), aos atletas, após a participação na corrida. As atividades serão desenvolvidas 12 alunos do curso de fisioterapia, acompanhados pelas docentes da graduação: Daniela Garbelini e Daniela Bertelli, no Laboratório de Fisioterapia, localizado no bloco 2 (sala 43).

Já os alunos e docentes dos cursos de ciências biológicas e de medicina veterinária irão oferecer esclarecimentos e orientações à população sobre animais peçonhentos; e também, especificamente pelo grupo de medicina veterinária, serão passadas informações sobre a posse e doação responsável de animais domésticos.

Os universitários e docentes do curso de enfermagem farão a aferição da pressão arterial; enquanto os estudantes e professores da graduação de nutrição irão transmitir orientações sobre como se hidratar corretamente e, ao mesmo tempo, ajustar a demanda energética e de eletrólitos para o esforço físico. “Faremos avaliação da água corporal pré e pós corrida, com impedância bioelétrica, no intuito de analisar a perda hídrica e poder orientar melhor o esportista”, destaca a coordenadora de nutrição, a profª Nailza Maestá. As atividades serão realizadas pelos alunos dos 5º e 7º semestres do curso de nutrição. Já os estudantes e docentes do curso de educação física farão a análise de performance dos atletas.

Além dos atendimentos, uma das novidades da edição desse ano, segundo conta Guilherme Chelso, um dos organizadores, é a realização do pós-prova Premium oferecido pelo Arena Atacado, que consiste em café da manhã completo com Danone, bolo, isotônico, chá e outros alimentos para os maratonistas.

PROGRAMAÇÃO – Os kits de participação na Maratona são entregues aos atletas nessa sexta-feira, 12, das 14h às 18h, e no sábado, dia 13, das 10h às 15h, no Pasteur Laboratórios, localizado à Av. Independência, 841, bairro Alto, em Piracicaba. Não haverá entrega de kit no dia da prova.

No dia 14, a largada ocorre às 7h, mas a concentração dos atletas tem início a partir das 5h. O local da corrida será liberado aos participantes às 6h40. Ao longo da promoção da Maratona, serão disponibilizados no local da prova ambulância e segurança. O regulamento completo, percurso e programação podem ser acessados nesse link: https://www.maratonajp.com/

A 7ª Maratona de Revezamento JP 42k é organizada pelo Chelso Sports e promovida por Jornal de Piracicaba, Revista Arraso e Unimep; a iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba.

ANOTE – 7ª Maratona de Revezamento JP 42k. Dia 14 (domingo), a partir das 5h, no campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Informações sobre o evento podem ser encaminhadas ao e-mail: contato@chelso.com.br ou consultadas nos fones (19) 3042-5316 ou (19) 3042-5216.

Texto: Assessoria de Comunicação e Marketing
Fotos: acervo Unimep