Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep sedia estágio da Academia Brasileira de Treinadores

Unimep sedia estágio da Academia Brasileira de Treinadores

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 12/02/2013 12h55, última modificação 26/04/2016 15h49
As instalações esportivas e o Laboratório de Avaliação Antropométrica e do Esforço Físico do campus Taquaral da Unimep foram aprovados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a realização de estágio dos alunos treinadores da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). Criada pelo COB em 2012, a Academia visa melhorar o sistema de preparação esportiva no país, preenchendo a carência na formação do treinador esportivo de alto rendimento. No início de janeiro, o representante do COB, Jorge Barros, esteve em Piracicaba para avaliar os locais para instalações da modalidade de atletismo. Na segunda quinzena do mesmo mês, a aprovação foi divulgada. Além de a universidade, outros dois espaços do município funcionam como espaços de treinamento: o complexo esportivo Barão da Serra Negra e a pista de atletismo do Sesi.

Na Unimep, além das instalações esportivas e do laboratório, há também o suporte de pesquisa científica que dispõe informações relevantes para o atletismo. Esse trabalho compõe o projeto Centro de Excelência Esportiva de Piracicaba (CEE), promovido em parceria com a Federação Paulista de Atletismo e a Prefeitura de Piracicaba. Segundo Mário Luís de Almeida Leme, responsável pela supervisão do estágio e coordenador do projeto, esse é um diferencial da Unimep em relação aos outros locais que também sediam o estágio. “Esse trabalho de cooperação científica proporciona a formação de treinadores e o desenvolvimento do atletismo com maior segurança, contribuindo com a longevidade esportiva saudável do atleta e com a pesquisa científica do esporte. É um trabalho que os professores pesquisadores da Unimep desenvolvem com maestria”, afirma Leme.

Laboratório – O Laboratório de Avaliação Antropométrica e do Esforço Físico da Unimep, localizado no bloco 11 do campus Taquaral, é utilizado para a realização de atividades acadêmicas dos alunos da Facis (Faculdade de Ciências da Saúde) e também para a elaboração de pesquisas dos estudantes dos cursos de pós-graduação. As atividades se estendem também ao atendimento à comunidade externa, para a realização de projetos de extensão.

Texto: Elaine Pereira
Fotos: Fábio Mendes