Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimep sedia o 1º Seminário Interdisciplinar sobre Pesquisa e Pós-Graduação

Unimep sedia o 1º Seminário Interdisciplinar sobre Pesquisa e Pós-Graduação

por Angela Rodrigues publicado 10/07/2016 05h00, última modificação 10/08/2016 11h09

Quatro renomadas instituições de ensino e pesquisa de Piracicaba que atuam em áreas distintas do conhecimento: a Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), o Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Cena/USP) e a Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP/Unicamp) estão ainda mais próximas para contribuir com a formação de alunos, desenvolver pesquisas e compartilhar os conhecimentos produzidos com os vários setores da sociedade. Essa união marca a promoção do 1º Seminário Interdisciplinar sobre Pesquisa e Pós-Graduação, do qual a Unimep é a anfitriã, e que tem como tema Ciência e Inovação: a Relação Universidade-Empresa. O evento ocorre no dia 10 de agosto, a partir das 9h, no Teatro Unimep, no campus Taquaral da Metodista de Piracicaba.

A iniciativa é gratuita e direcionada aos docentes do ensino superior, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais de empresas e órgãos públicos e todos os interessados nos temas inovação científica, tecnológica e social. Para participar, basta se inscrever no site http://www.unimep.br/seminario-interdisciplinar/. As inscrições são gratuitas.


Destaques

Ao longo do seminário, docentes dessas quatro instituições participam de debates e reflexões sobre as possibilidades e os resultados das várias formas de cooperação entre universidade e empresa (consulte a programação abaixo).

A profª Renata C. O. Barrichelo Cunha, coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unimep, destaca que com a aproximação dessas instituições e o fortalecimento das parcerias, os pesquisadores poderão acessar informações capazes de contribuir com a formação dos alunos; identificar novos problemas de pesquisa por meio de parcerias com parques tecnológicos, empresas e sociedade; acessar equipamentos e infraestrutura para pesquisa; explorar mecanismos de apoio financeiro, parcerias e convênios para desenvolver projetos de interesse institucional e atividades de pesquisa em parceria com as empresas; além de viabilizar a aplicação desses resultados transferindo tecnologia para as empresas. “As empresas, por seu lado, poderão ter acesso a especialistas e aos resultados de pesquisas; compartilhar com as universidades as criações, licenciamentos e patentes; aperfeiçoar e desenvolver processos e produtos; acessar laboratórios e recursos por meio de linhas de incentivos fiscais e fomento a pesquisa e identificar graduandos, mestrandos e doutorandos com potencial para futura contratação”, afirma.

A coordenadora também destaca que as políticas de inovação exigem o relacionamento entre universidades, que produzem e disseminam conhecimento, com os setores empresariais, que transformam conhecimento em inovação e geram valor econômico, e os setores governamentais e não governamentais.

Programação

Organizado e realizado em conjunto por docentes e representantes da Unimep, da Esalq/USP, do Cena/USP e da FOP/Unicamp, o 1º Seminário Interdisciplinar oferece a seguinte programação:

A abertura ocorre no dia 10, a partir das 9h. Das 9h30 às 12h, será promovido o debate Universidade, Ciência e Inovação, com a participação da profª Marli Elizabeth Ritter dos Santos, docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); Naldo Medeiros Dantas, sócio da Inovares Consultores Associados e do prof. Sérgio Marcus Barbosa, gerente-executivo da EsalqTec e presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Piracicaba. O debate terá a moderação de Klaus Schützer, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e coordenador do Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM) da Unimep.

Na mesma data, das 13h às 14h, ocorre a sessão de pôsteres dos Programas de Pós-Graduação e das 14h às 17h, a mesa redonda Inovação Social e Políticas Públicas. Desse debate, participam os docentes: Iris Mara Guardatti Souza, coordenadora de Inovação Social da Agência Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de Inovação; Renato Peixoto Dagnino, docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Kátia Cibelle Machado Pirotta, pesquisadora científica do Instituto de Saúde/SESSP. O debate será mediado pelo docente Bruno Pucci, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba.

Inscrições gratuitas e outras informações sobre o evento  no portal http://www.unimep.br/seminario-interdisciplinar/


Texto: 
Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina 
Foto: Marcos Santos / Fábio Mendes 
Última atualização: 
06/07/2016