Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Engenharia de Produção é uma dos cursos em destaque do Vestibular 2023

Engenharia de Produção é uma dos cursos em destaque do Vestibular 2023

por Angela Rodrigues publicado 27/01/2023 05h00, última modificação 27/01/2023 15h19

No último dia 17 de dezembro, foi celebrado o dia do Engenheiro de Produção.

Você sabe tudo o que esse profissional pode realizar? Ele é o profissional preparado para projetar, planejar a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos complexos, integrando pessoas, materiais, energia e equipamentos. Também está capacitado para avaliar o desempenho dos sistemas de produção e os impactos socioeconômicos e ambientais, recorrendo a conhecimentos especializados das ciências exatas e sociais, em conjunto com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia. 

Em Piracicaba, a partir desse ano, passamos a contar com o curso de Engenharia de Produção oferecido na unidade Taquaral da Unimep.  

Com mais de 45 anos de atividade formando engenheiros de produção que ocupam cargos dos mais diversos níveis em empresas no país e no exterior, o curso de Engenharia de Produção da Unimep atingiu grau de excelência colocando-se entre os mais conceituados e tradicionais país. Com base nessa tradição e experiência, renasce agora repaginado, reformulado em seu currículo para atender as necessidades das indústrias, incluindo atividades on-line e com endereço novo: o campus Unimep Taquaral, em Piracicaba.  

Aprovado pelo MEC, em outubro/2021, com nota 4, sua proposta é formar profissionais que desempenhem com elevada competência as tarefas ligadas aos sistemas de produção, possuindo visão técnica, estratégica e financeira, com conhecimento dos processos e gestão de equipes. E, ao mesmo tempo, tenham sempre em mente a preocupação de gerar mudanças qualitativas na sociedade. Em suma, formar um profissional capacitado a atuar em todas as etapas dos sistemas produtivos de bens e serviços.  Combinando formação tecnológica e humanista, qualificado também para as áreas administrativas e para as atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento. 

As razões que justificam a opção pelo curso de Engenharia de Produção da Unimep podem ser sintetizadas na tradição e o compromisso com uma formação de alta qualidade; na grade curricular inovadora, referência para a Engenharia de Produção; laboratórios altamente qualificados, ambiente universitário diferenciado e visão internacional de ensino.  

Após a graduação, o Engenheiro de Produção pode atuar no setor público, na prestação de serviços, no setor automobilístico, metal-mecânico e metalúrgico, no segmento da produção de energia e combustíveis, em bancos, empresas de automação, na construção civil e em empresas de todos os portes, assim como em institutos de pesquisa e ensino. Também pode desenvolver seu próprio negócio, como a criação de startups, a partir de propostas inovadoras e criativas. 

Atualmente, a área está dentre as com maior demanda de profissionais. De acordo com o Guia de Tendências e Perspectivas do Mercado de Trabalho 2022 da Robert Half (consultoria de recursos humanos), a profissão esteve dentre as mais em expansão nesse ano. Essa alta demanda por profissionais também colocou a profissão no Mapa do Trabalho 2022-2025, desenvolvido pelo Observatório Nacional da Indústria para apontar necessidades de mão de obra nos próximos anos e orientar a formação profissional de base industrial no Brasil.  

Se você deseja ingressar nessa área, venha conhecer o curso de Engenharia de Produção da Unimep, agora no campus Taquaral da universidade. 

Artigo assinado pelos docentes: Prof. Dr. Valmir Eduardo Alcarde, coordenador do curso de engenharia de produção da Unimep (valmir.alcarde@unimep.br) e Prof. Dr. Alexandre Tadeu Simon (alexandre.simon@unimep.br), docente da graduação

registrado em: