Unimepiana de educação física fala sobre início da trajetória de ginasta que disputa Olimpíadas de Tóquio
Quem passa pela rodovia do Açúcar consegue ver com facilidade e, ao longe, o Ginásio Poliesportivo da unidade Taquaral da Unimep. Foi nesse espaço que a ginasta piracicabana Nicole Pírcio Nunes Duarte, iniciou os primeiros passos na ginástica rítmica.
Nesse local, a atleta participou de treinos coordenados pelas unimepianas de educação física: Mariana Winterstein e Helena Macchi (fotos à direita, abaixo). Elas compunham a equipe que conduziam treinos para o então Programa Desporto de Base (PDB) ligado à Prefeitura de Piracicaba, meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), oferecido naquele período.
Nicole, no entanto, não ingressou na equipe por meio do PDB, conta Mariana. “Ela entrou diretamente para a equipe de competição”.
A professora Pamela Roberta Gomes Gonelli, coordenadora do curso de educação física, e que lecionou para Helena, lembra que as ações desenvolvidas pelas unimepianas no Ginásio ligadas à Selam, compunham um dos núcleos frutos de parceria da universidade com a prefeitura.
Pamela detalha que o projeto então desenvolvido no Ginásio era voltado apenas para atletas. “O título do programa era GR Piracicaba. Ele tinha como objetivo representar a cidade em competições estaduais e nacionais, garantindo bom desempenho e representatividade”, afirma Pamela.
Por meio dessa iniciativa, os estudantes do curso auxiliavam atletas do projeto nos treinos no Ginásio da Unimep e em outros espaços da cidade.
Trajetória de campeã – Mariana, que se graduou em educação física em 2007, lembra que Nicole participou de seletiva em 2013 e permaneceu na equipe de Piracicaba até o início de 2017. E já demonstrava garra e disciplina de campeã. “Quando a Nicole participou da seletiva, demonstrou ser muito flexível, interessada, e aprendia as coisas com facilidade!”, afirma Mariana.
Nos treinos de base conduzidos pelas unimepianas, a carga horária de treinos passada à ginasta começou bastante equilibrada. “Fomos ampliando gradativamente os treinos, e passando toda a base da Ginástica para ela... Aos poucos, ela foi aprendendo a manejar alguns aparelhos e aprimorando seus exercícios”, destaca Mariana.
A educadora física conta que quando Nicole foi treinar no Paraná, já sabia que ela teria grandes oportunidades e muita chance de adentrar a seleção Brasileira. Ela conta que se pudesse enviar uma mensagem à Nicole nesse momento, seria para que a jovem “continue fazendo tudo com muito amor e muita dedicação como sempre fez!!! Ela tem longo caminho pela frente na ginástica. E fico muito feliz e orgulhosa em ver essa linda Ginasta que ela se tornou!”, ressalta.
Pamela também destaca a satisfação e valor de ver a evolução da atleta que iniciou os passos no Ginásio da universidade. “É extremamente significante poder participar da formação de uma atleta olímpica. O trabalho realizado pelas ex-alunas Helena e Mariana sempre foram excelentes. Ver que um atleta que começou os treinamentos e o amor ao esporte com você, chegar no ápice é uma satisfação indescritível. Além disso, pode ser grande ganho para voltarmos a ter treinamentos na Unimep, pois estimula outras crianças a traçarem o mesmo caminho”, afirma Pamela.
APRENDIZADO – No curso de educação física da Unimep, os estágios tem início a partir do 5º semestre do curso de educação física e consistem em oportunidades distintas de conhecer a profissão na prática antes de ingressar no mercado de trabalho.
Segundo Pamela, o estágio da graduação é dividido em interno e externo. “No estágio externo, são sete núcleos para o aluno escolher cinco. São eles: fitness, saúde, treinamento, adaptada, iniciação esportiva, lazer e área de interesse. Já o estágio interno ocorre na Unimep com o atendimento ao público oferecido no Centro de Qualidade de Vida (CQV) com as atividades de musculação, hidroginástica e futsal”.
“Os resultados dos estágios sempre são positivos, pois é o momento no qual o aluno consegue unir a teoria com a prática, o que é fundamental para nossa área. Também é onde o aluno consegue vislumbrar qual área pretende seguir”, destaca a professora.
Para Mariana, foram muitas as contribuições da graduação da Unimep para a sua trajetória. “Tenho grandes lembranças da Unimep. Não poderia ter escolhido outro lugar, com toda certeza a universidade contribuiu com minha formação, pela qualidade do curso e pelos professores super renomados!”, afirma Mariana.
OLIMPÍADAS DE TÓQUIO – Em Tóquio, Nicole compete juntamente com as ginastas Beatriz Linhares, Deborah Medrado, Geovanna Santos e Maria Eduarda Arakaki e irá representar o Brasil na ginástica rítmica. Nicole participa de provas classificatórias no dia 6 de agosto. As provas finais das modalidades individual e geral ocorrem nos dia 7.
Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo Unimep
Última atualização: 06.06.2021