Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepiana de educação física fala sobre início da trajetória de ginasta que disputa Olimpíadas de Tóquio

Unimepiana de educação física fala sobre início da trajetória de ginasta que disputa Olimpíadas de Tóquio

por Angela Rodrigues publicado 04/10/2021 05h00, última modificação 09/10/2021 00h27

Quem passa pela rodovia do Açúcar consegue ver com facilidade e, ao longe, o Ginásio Poliesportivo da unidade Taquaral da Unimep. Foi nesse espaço que a ginasta piracicabana Nicole Pírcio Nunes Duarte, iniciou os primeiros passos na ginástica rítmica.

Nesse local, a atleta participou de treinos coordenados pelas unimepianas de educação física: Mariana Winterstein e Helena Macchi (fotos à direita, abaixo). Elas compunham a equipe que conduziam treinos para o então Programa Desporto de Base (PDB) ligado à Prefeitura de Piracicaba, meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), oferecido naquele período.  

Nicole, no entanto, não ingressou na equipe por meio do PDB, conta Mariana. “Ela entrou diretamente para a equipe de competição”.

A professora Pamela Roberta Gomes Gonelli, coordenadora do curso de educação física, e que lecionou para Helena, lembra que as ações desenvolvidas pelas unimepianas no Ginásio ligadas à Selam, compunham um dos núcleos frutos de parceria da universidade com a prefeitura.

Pamela detalha que o projeto então desenvolvido no Ginásio era voltado apenas para atletas. “O título do programa era GR Piracicaba. Ele tinha como objetivo representar a cidade em competições estaduais e nacionais, garantindo bom desempenho e representatividade”, afirma Pamela.

Por meio dessa iniciativa, os estudantes do curso auxiliavam atletas do projeto nos treinos no Ginásio da Unimep e em outros espaços da cidade.  

Trajetória de campeã – Mariana, que se graduou em educação física em 2007, lembra que Nicole participou de seletiva em 2013 e permaneceu na equipe de Piracicaba até o início de 2017. E já demonstrava garra e disciplina de campeã. “Quando a Nicole participou da seletiva, demonstrou ser muito flexível, interessada, e aprendia as coisas com facilidade!”, afirma Mariana.

Nos treinos de base conduzidos pelas unimepianas, a carga horária de treinos passada à ginasta começou bastante equilibrada. “Fomos ampliando gradativamente os treinos, e passando toda a base da Ginástica para ela... Aos poucos, ela foi aprendendo a manejar alguns aparelhos e aprimorando seus exercícios”, destaca Mariana.

A educadora física conta que quando Nicole foi treinar no Paraná, já sabia que ela teria grandes oportunidades e muita chance de adentrar a seleção Brasileira. Ela conta que se pudesse enviar uma mensagem à Nicole nesse momento, seria para que a jovem  “continue fazendo tudo com muito amor e muita dedicação como sempre fez!!! Ela tem longo caminho pela frente na ginástica. E fico muito feliz e orgulhosa em ver essa linda Ginasta que ela se tornou!”, ressalta. 

Pamela também destaca a satisfação e valor de ver a evolução da atleta que iniciou os passos no Ginásio da universidade. “É extremamente significante poder participar da formação de uma atleta olímpica. O trabalho realizado pelas ex-alunas Helena e Mariana sempre foram excelentes. Ver que um atleta que começou os treinamentos e o amor ao esporte com você, chegar no ápice é uma satisfação indescritível. Além disso, pode ser grande ganho para voltarmos a ter treinamentos na Unimep, pois estimula outras crianças a traçarem o mesmo caminho”, afirma Pamela.

APRENDIZADO – No curso de educação física da Unimep, os estágios tem início a partir do 5º semestre do curso de educação física e consistem em oportunidades distintas de conhecer a profissão na prática antes de ingressar no mercado de trabalho.

Segundo Pamela, o estágio da graduação é dividido em interno e externo. “No estágio externo, são sete núcleos para o aluno escolher cinco. São eles: fitness, saúde, treinamento, adaptada, iniciação esportiva, lazer e área de interesse. Já o estágio interno ocorre na Unimep com o atendimento ao público oferecido no Centro de Qualidade de Vida (CQV) com as atividades de musculação, hidroginástica e futsal”.

“Os resultados dos estágios sempre são positivos, pois é o momento no qual o aluno consegue unir a teoria com a prática, o que é fundamental para nossa área. Também é onde o aluno consegue vislumbrar qual área pretende seguir”, destaca a professora.

Para Mariana, foram muitas as contribuições da graduação da Unimep para a sua trajetória.  “Tenho grandes lembranças da Unimep. Não poderia ter escolhido outro lugar, com toda certeza a universidade contribuiu com minha formação, pela qualidade do curso e pelos professores super renomados!”, afirma Mariana. 

OLIMPÍADAS DE TÓQUIO – Em Tóquio, Nicole compete juntamente com as ginastas Beatriz Linhares, Deborah Medrado, Geovanna Santos e Maria Eduarda Arakaki e irá representar o Brasil na ginástica rítmica. Nicole participa de provas classificatórias no dia 6 de agosto. As provas finais das modalidades individual e geral ocorrem nos dia 7.

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo Unimep
Última atualização: 06.06.2021

registrado em: