Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepiana de jornalismo é aprovada em mestrado na Unicamp

Unimepiana de jornalismo é aprovada em mestrado na Unicamp

por Angela Rodrigues publicado 26/11/2019 05h00, última modificação 27/11/2019 15h02

A jornalista Nathalie Gallo, graduada em jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) apresentou dissertação de mestrado, intitulada “Projeto Geopark Corumbataí: um estudo da comunicação prévia à implantação UNESCO”, no último dia 12, no Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas (SP). “Fiquei muito feliz ao ser aprovada no mestrado em ensino e história de ciências da terra. Recordei-me do primeiro dia de aula na Unimep, quando disse muito animada ao professor Belarmino, após a sua aula, que meu sonho era cursar mestrado. Nós rimos, porque era o primeiro dia de aula de jornalismo e eu já estava pensando em fazer mestrado”, conta Nathalie.

A dissertação é fruto de dois anos de pesquisa sob a linha ‘Geoética, Geoconservação, Geopatrimônio, Cidadania e Legislação Ambiental’ e tem como objetivo apresentar o modelo de Comunicação, intitulado pela pesquisa por Comunicação na Área de Geoparques (CAGE), a ser utilizado como referencial básico para ser aplicado ao sistema de Comunicação do objeto “Geopark Corumbataí”. O objetivo é a melhoria e otimização do processo comunicacional e de divulgação neste território.

“Um geoparque é um território que apresenta pontos de visitação, chamados de geossítios, que possuem rica beleza e relevância geológica, cênica, arqueológica e paleontológica em nível internacional, bem como sítios de relevância histórico-cultural, que apresentam evidências que contam a história da Terra. Portanto, permitem desenvolver na região ações de educação ambiental e projetos voltados ao geoturísmo e geoconservação, ao mesmo tempo em que um Geoparque é alvo da realização de amplo trabalho de cunho científico, social e ambiental. Sendo assim, minha pesquisa na região da Bacia do Corumbataí possibilita compreender, por exemplo, a importância de divulgar um território no qual há vários achados geológicos, arqueológicos e até paleontológicos, como o do fóssil de um réptil chamado por mesossauro, encontrado na Formação Irati, na cidade de Rio Claro, o qual indica que o leste da América do Sul e a costa oeste da África eram unidos e depois foram separados e deslocados para suas posições atuais”, detalha a pesquisadora.

O território da Bacia do Corumbataí abrange os municípios de Analândia, Corumbataí, Charqueada, Itirapina, Ipeúna, Rio Claro, Santa Gertrudes e Piracicaba. Trata-se de região de grande relevância cênica, geológica, cultural, paleontológica, arqueológica e turística.

PROJETO – O Projeto Geoparque Corumbataí é desenvolvido por grupo de trabalho (GT), composto pela parceria entre o Consórcio das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Instituto de Geociências e Ciências Exatas Universidade Estadual Paulista - Unesp (campus Rio Claro),  a Faculdade de Ciências Aplicadas e o Instituto de Geociências - ambos da Unicamp, compostos por professores, alunos de mestrado e de doutorado e Unesp, e com formações em diversas áreas, como geologia, direito, geografia, biologia, arquitetura e jornalismo.
“É importante salientar que o objetivo do Projeto Geoparque Corumbataí é promover o conhecimento da população local, para que eles possam resgatar o sentimento de pertencimento até alcançar a certificação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), uma vez que até o momento este Geoparque é Aspirante, ou seja, se trata de área que já possui processo de divulgação de suas riquezas naturais, geológicas, arqueológicas, paleontológicas, cênicas, históricas e culturais, embora ainda não tenha sido implantado pela Unesco. Entretanto, o território já possui satisfatório processo de atividades voltadas à geoconservação e geoturismo, o que permite conferir que já há certa mobilização em prol da criação e desenvolvimento deste Geoparque, especialmente, por parte de Universidades, comunidades locais, pesquisadores e Prefeituras dos municípios que o compõe”, afirma a pesquisadora.

Nathalie participa do projeto Geoparque Corumbataí como pesquisadora e jornalista, contribui com pesquisas na área de comunicação e as aplica ao Projeto Geoparque Corumbataí; desenvolve ações de assessoria de imprensa para divulgar o território estudado; e escreve no site do projeto Geopark Corumbataí http://geoparkcorumbatai.com.br/, criado pelo geólogo e mestrando da Unesp Rio Claro, André de Andrade Kolya, também redator da  página. “Além da minha dissertação, deste projeto também nasceu o livro "Geoparque Corumbataí: Primeiros passos de um projeto de desenvolvimento regional, do qual sou uma das organizadoras e autoras", acrescenta Nathalie Gallo.

Legenda da imagem (da esquerda para a direita): profª Dra. Luciana Cordeiro de Souza Fernandes (orientadora), prof. Pedro Wagner Gonçalves (avaliador da Unicamp), Nathalie Cristine Gallo e prof. Belarmino César Guimarães da Costa (avaliador Unimep).

Texto e fotos: Nathalie Gallo
Última divulgação: 26/11/2019