Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepiana é selecionada para o programa Focas do Estadão

Unimepiana é selecionada para o programa Focas do Estadão

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 07/05/2013 14h21, última modificação 26/04/2016 15h49
A aluna Claudia Assencio de Campos (foto), do 8° semestre de jornalismo da Unimep, foi selecionada para participar como trainee no jornal o Estado de S. Paulo nos meses de maio, junho e julho. Trata-se do tradicional programa de treinamento Curso Estado de Jornalismo Econômico, também conhecido como Focas do Estadão. A iniciativa recebe jovens de todas as regiões do Brasil para conhecer e participar do cotidiano de redações do Grupo Estado e de cursos oferecidos por docentes da FGV (Faculdade Getúlio Vargas).

Para conquistar a vaga, a estudante participou de três etapas de seleção. Na primeira delas, a triagem ocorreu a partir da análise de currículos, justificativa de interesse e a realização de testes online de conhecimentos econômicos, português e inglês. Para essa etapa, 75 candidatos foram convocados. Na segunda fase, os candidatos passaram por testes presenciais, em São Paulo, nas áreas de economia, língua portuguesa e inglesa. Já na última fase, 25 candidatos foram selecionados a partir de entrevistas com os responsáveis pelo programa.

Perspectiva – “Me sinto muito feliz e acredito que essa conquista seja o trampolim para futuras e importantes experiências profissionais. Para participar do trainee, terei que interromper minha atividade como professora, que é minha primeira formação, porque o programa exige dedicação integral, mas creio que ser “foca” (jornalista iniciante) em um dos principais jornais do país abrirá muitas outras portas nesta segunda carreira que inicio”, conta Claudia, que também é graduada em semiótica pela USP (Universidade de São Paulo) e linguística aplicada pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Texto: Larissa Molina
Fotos: Banco de imagens e Fábio Mendes