Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com missão de estudos da universidade, unimepiana participa de intercâmbio pela primeira vez

por Angela Rodrigues publicado 20/01/2020 03h00, última modificação 20/01/2020 18h13

Para estudar parte do semestre acadêmico em Portugal, a aluna recém graduada em ciências biológicas (licenciatura) pela Unimep, Silvia Lais de Lima Beltrame, 20, esteve pela primeira vez em país estrangeiro para participar de Missão de Estudos em Portugal. O intercâmbio, realizado em outubro, no Instituto Politécnico da Guarda, foi possível por meio dos programas oferecidos pela Assessoria Internacional da Unimep.

A modalidade de intercâmbio em que Silvia participou oferece, em curto período, capacitação em áreas específicas. Nesse caso, a unimepiana participou do curso de Empreendedorismo Sustentável e Capital Intelectual, e pode aprender sobre logística, administração, marketing verde, inovação, gestão de pessoas e empresarial. Ao final, os participantes apresentaram trabalhos de conclusão, com o conhecimento adquirido ao longo do curso.

APRENDIZADO CULTURAL – Além de capacitação, a missão de estudos também ofereceu para alunos da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), do Instituto Metodista Izabela Hendrix e da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), visitas pelas cidades de Lisboa, Fátima, Guarda, Belmonte e Coimbra. Nessa cidade, eles conheceram a Universidade Coimbra.

Para a unimepiana, a participação na missão de estudos contribuiu para a formação acadêmica, profissional e mesmo pessoal. “Os estudos obtidos agregaram muito para minha área, ainda mais com uma visão entre Brasil e Portugal. Foi uma troca de conhecimentos muito boa, viajamos com pessoas de diferentes locais do Brasil, e lá também tivemos a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes países. Foi uma experiência fantástica!”, destaca.

RESULTADOS – Ao contar sobre o que mais gostou de vivenciar na missão de estudos, Silvia ressalta a “intensidade” para aproveitar todas as oportunidades na viagem, como as visitas programadas, conhecer a gastronomia, as universidades e professores e profissionais do curso.

“Posso dizer que me senti em casa e que fiz amizades muito importantes também. Todo o conhecimento e aprendizado na área acadêmica foram importantes e despertaram olhar crítico e sustentável, que encerrou a minha graduação com chave de ouro!”, afirma Silvia.

A expetativa para 2020 é que os participantes do intercâmbio produzam artigos científicos, resultado dos trabalhos de conclusão que desenvolveram em cada área do conhecimento.

Texto: Daniela Borges
Fotos: acervo pessoal Silvia Beltrame