Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepiana vence 8º concurso de contos e crônicas

Unimepiana vence 8º concurso de contos e crônicas

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 13/11/2012 09h27, última modificação 26/04/2016 15h49

Com a história “Subsolo na Garrafa”, que une o sobrenatural e a origem de distúrbios psíquicos, a unimepiana Carla Ceres Oliveira Capeleti venceu a 8ª edição do Concurso de Contos e Crônicas da instituição. A premiação aos vencedores ocorreu no último dia 25, no campus Taquaral, junto às atividades da 10ª Mostra Acadêmica. Como prêmio pelo resultado, além de livros e valor em dinheiro, a autora terá o conto publicado integralmente nos veículos de comunicação da cidade. Carla graduou-se no ano de 1991, no curso de letras português e inglês.

Conto – O conto vencedor possui dois narradores com o nome Rodrigo. O primeiro é um jovem universitário, morador de uma república e consumidor de bebidas alcoólicas. Certa vez, bêbado, ele se vê dividido em dois a ponto de assistir a própria morte. O segundo narrador esclarece, em parte, a narrativa do primeiro. Segundo a autora, ela optou por escrever algo que unisse tanto o duplo sobrenatural quanto aquilo que se origina através de distúrbios psíquicos. “Não apostava muito nesse meu conto. Ele é complexo, tem linguagem elaborada e, de início, parece sem sentido. Um júri desatento poderia nem se dar ao trabalho de terminar a leitura. Resolvi confiar porque, em 2010, obtive o 2º lugar nesse concurso, com um conto bastante polêmico. Agora, não tenho mais dúvidas: textos inovadores e elaborados são bem-vindos nesse evento”, conta ela.

Concurso – A segunda colocação foi alcançada pela aluna do 10º semestre do curso de arquitetura e urbanismo da Unimep, Rosana Morais do Nascimento, com o conto “Insônia”. Já o engenheiro químico de Portugal, Victor Manuel Capela Batista ficou com o terceiro lugar do concurso, com a obra “Os mosaicos”. Além de livros, ambos receberam premiação em dinheiro.
O 8º Concurso de Contos e Crônicas, promovido pelo Núcleo Universitário de Cultura (NUC), ocorreu dentro do 10º Unicult, festival cultural que integrou a programação da 10ª edição da Mostra Acadêmica da Unimep. Aberto à comunidade interna e externa, o concurso recebeu a inscrição de 65 trabalhos que passaram por seleção entre os meses de setembro e outubro. As primeiras cinco obras selecionadas podem ser lidas no site da 10ª Mostra Acadêmica www.unimep.br/mostraacademica na seção Anais, 10º Unicult.

Legenda foto: Carla (à esquerda), recebe certificado de premiação das mãos da coordenadora do Núcleo Universitário de Cultura da Unimep, Joceli Lazier

Texto: Elaine Pereira
Fotos: Fábio Mendes