Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepianas lançam livros sobre o Quilombo Ivaporunduva

Unimepianas lançam livros sobre o Quilombo Ivaporunduva

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 21/06/2013 13h19, última modificação 26/04/2016 15h50
O Quilombo Ivaporunduva, localizado na região do Vale do Ribeira, em Eldorado (SP), é tema de dois livros assinados por duas ex-alunas do programa de mestrado em educação da Unimep e publicados pela editora Pedro & João Editores. São as obras: \"O Quilombo Ivaporunduva e o Enunciado Das Gerações\", elaborado pela pedagoga Viviane Marinho Luiz, 39, e “Práticas Coletivas na Constituição da Vida Quilombola: História da Comunidade Tradicional de Ivaporunduva”, de autoria da unimepiana Márcia Cristina Américo, 41, que também é doutoranda em educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep. Resultado das teses de mestrado em educação, concluído pelas autoras em 2012 e 2010, respectivamente, os dois projetos receberam a orientação da docente do programa de pós-graduação em educação da universidade, Anna Maria Lunardi.  Os interessados podem adquirir os exemplares pelo site www.pedroejoaoeditores.com.br, no valor de R$ 25. O lançamento das obras ocorre no dia 26 de junho, às 16h30, no Anfiteatro do bloco 7 da Unimep (campus Taquaral). O evento é gratuito e aberto ao público.

Além dessa data, as autoras participam de eventos de lançamento da obra, em julho, na Comunidade Tradicional Quilombo Ivaporunduva e também no Centro de Documentação Cultura e Política Negra de Piracicaba.

Conteúdo
– No livro \"O Quilombo Ivaporunduva e o Enunciado das Gerações\", a autora descreve a dinâmica da comunidade em questão e o conhecimento que os moradores possuem sobre a história do seu próprio povo. “Para os quilombolas de Ivaporunduva, a territorialidade representa o locus de reprodução da vida, no que diz respeito aos aspectos materiais e imateriais. Para eles, o meio ambiente também é gente”, afirma Viviane. Com 157 páginas, a obra é destinada a estudantes de graduação e de pós-graduação que tenham interesse nas seguintes linhas de pesquisa: educação das relações étnico-raciais, comunidades tradicionais quilombolas, narrativas, enunciados e tradição oral.

Com o mesmo público-alvo, em 143 páginas, o livro “Práticas Coletivas na Constituição da Vida Quilombola: História da Comunidade Tradicional de Ivaporunduva” trabalha a constituição do Quilombo Ivaporunduva, bem como questões contemporâneas. “O livro destaca os modos de vida dos quilombolas, a relação com o território, a floresta, a posse legal da própria terra, etnicidade, a inclusão socioeconômica e a chegada do marketing televisivo e da internet, bem como sobre os antepassados que ainda são presentes nas relações cotidianas, uma forma de continuidade renovada”, detalha Márcia.

ANOTE – Lançamento dos livros \"O Quilombo Ivaporunduva e o Enunciado Das Gerações\", de Viviane Marinho Luiz, e “Práticas Coletivas na Constituição da Vida Quilombola: História da Comunidade Tradicional de Ivaporunduva”, de autoria de Márcia Cristina Américo. Dia 26 de junho, às 16h30, no Anfiteatro do bloco 7, campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). O evento é gratuito e aberto ao público. Informações: (19) 3124-1617.

Texto: Larissa Molina
Fotos: Fábio Mendes