Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepiano de administração conquista 1º lugar em congresso sobre marketing em alimentos e agronegócio

por Angela Rodrigues publicado 13/11/2019 03h00, última modificação 14/11/2019 19h53

O administrador de empresas graduado pela Unimep, Pedro Vaz Mendes, conquistou o 1º lugar na avaliação geral do 5º Congresso Acadêmico em Marketing em Alimentos e Agronegócio (Coma), promovido pela MarkEsalq, grupo de pesquisa e extensão em marketing e gestão, localizado na Esalq/USP. A conquista veio após a apresentação do do artigo de sua autoria: “Uso de Sistemas Gerenciais e a Internet como Ferramentas de Marketing em Microempresa Agropecuária” no evento. O congresso ocorreu em setembro, na Esalq/USP.

Pelo resultado, Mendes ganhou vaga para o curso de especialização internacional em empreendedorismo e marketing de alimentos, a ser realizado na cidade do Porto (Portugal). O curso será oferecido pela Verakis, fundação que desenvolve projetos e atividades relacionados à mediação e a disseminação das ciências dos alimentos e alimentação e uma das patrocinadoras da iniciativa. Além disso, o profissional também terá o artigo publicado na Revista Higiene Alimentar e no boletim MarkEsalq.

O trabalho é resultado da monografia desenvolvida por Mendes na disciplina de estágio supervisionado em administração, realizada no curso de administração da Unimep.

Pedro Mendes graduou-se em administração de empresas pela Unimep em 2013. Na universidade, ele também concluiu o MBA em gestão de projetos, no ano de 2015. Em entrevista exclusiva à série Ouro da Casa, ele conta as principais conquistas no congresso e fala sobre os planos na área de marketing, e especificamente, no segmento de alimentos e agronegócio. Acompanhe os principais trechos:

Acontece Unimep – Como surgiu a oportunidade de participar do 5º Congresso Acadêmico em Marketing em Alimentos e Agronegócio?
Pedro Mendes – Primeiramente, fui motivado pelo professor Carlos Alberto Zem (coordenador do curso de administração da Unimep) a apresentar trabalhos acadêmicos para enriquecer meu currículo, uma vez que estou me aprofundando na área acadêmica. Então, em conversa com o professor Eduardo Eugênio Spers, titular da Esalq-USP, fui motivado a apresentar algum trabalho para seleção do congresso. Felizmente, o trabalho foi aprovado para participação e foi o melhor avaliado pela banca do congresso.

Acontece – Como foi o processo de produção do artigo?
Mendes – O trabalho surgiu a partir da pesquisa realizada para minha monografia, no último ano de minha graduação, sob orientação do professor Antônio João de Brito. Na pesquisa original, aplicamos questionários e entrevistas para uma amostra de 42 microempresas do ramo de varejo e serviços de Piracicaba. Então, para apresentação do trabalho ao Coma, selecionei uma única empresa dessa pesquisa e a abordagem para apresentação foi de estudo de caso. Foram analisados dados coletados de microempresa que trabalha na área de varejo de produtos agropecuários.

Acontece – Quais as conquistas que obteve com a apresentação de seu trabalho no congresso?
Mendes – Foram três: vaga no curso de especialização internacional em empreendedorismo e marketing de alimentos realizado na cidade do Porto (Portugal), oferecido pela Verakis; publicação na Revista Higiene Alimentar e publicação no boletim MarkEsalq.

Acontece – Quais foram as principais contribuições do curso da administração da Unimep para a realização do trabalho?
Mendes – Minha formação acadêmica, sem dúvida, foi de aprendizagem de qualidade, abordando tanto os meios acadêmicos e suas teorias quanto o mercado e suas práticas. A experiência ao longo da graduação foi enriquecedora, no sentido de todo o conhecimento aprendido e experiências com colegas de sala e professores. Outro ponto importantíssimo foi a proatividade e disposição de meus professores em ajudar e me incentivar, para que eu me desenvolvesse mais e adentrasse no meio acadêmico.

Acontece – Como os anos na universidade contribuíram para a sua formação, em geral?
Mendes – Durante os quatro anos de curso, trabalhei em empresa de minha família, em multinacional do setor de TI (IBM Brasil) e, por fim, decidi abrir a minha própria empresa: varejo eletrônico que produz produtos criativos e para decoração personalizados e sob demanda. Após a formação na pós-graduação (MBA em Gestão de Projetos), decidi que também gostaria de entrar no meio acadêmico e me tornar docente e, em 2017, me tornei professor nas áreas de administração como marketing, modelos de gestão e subáreas comportamentais.

Acontece – Quais são os planos no universo profissional e acadêmico?
Mendes – Me desenvolver mais em pesquisas científicas, iniciar o programa de mestrado em breve e estruturar minha carreira docente ao longo do tempo.

Entrevista e texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues