Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepiano de administração lança obra inédita sobre educação financeira

Unimepiano de administração lança obra inédita sobre educação financeira

por Angela Rodrigues publicado 20/07/2019 05h00, última modificação 26/07/2019 16h10

Ainda na graduação de administração de empresas da Unimep, o unimepiano Ricardo de Souza (foto ao lado) percebeu como a falta de conhecimento financeiro impede o sucesso nos negócios. Graduado em administração de empresas e MBA em Finanças e Controladoria pela Unimep, onde atualmente é professor, Ricardo Souza propõe soluções para distintos desafios por meio de sua obra inédita “Diálogo de Valor”; O livro terá lançamento no próximo dia 30 de julho (terça-feira), a partir das 19h, na livraria Nobel do Shopping de Piracicaba (av. Limeira, 722, Piracicaba). O evento tem entrada gratuita.

O livro é publicado pela editora Viseu (https://www.eviseu.com/pt/livros/849/dialogo-de-valor/) e está disponível em diversas plataformas: na loja da editora, Mercado Livre, Amazon (impresso e e-book), Americanas, Submarino, Shoptime e Estante Virtual, Cultura (e-book), Google Play (e-book), Apple (e-book), iBook (e-book), Barnes & Noble (e-book), Cada del Libro (e-book), Wook (e-book), entre outras. O valor da obra impressa é R$ 32,90. Em entrevista exclusiva ao Acontece Unimep, ele fala sobre a produção da obra e os temas mencionados na publicação. Acompanhe os  melhores trechos:

Acontece Unimep –
Pode nos descrever os temas apresentados no livro “Diálogo de Valor”?
Ricardo de Souza – Cortar despesas, tomar decisões de investimentos, mudar o padrão de vida e tantas outras dicas pode parecer fácil. Todavia, na prática não é tão simples assim. Toda grande mudança, ideia ou educação inicia-se em um diálogo, e é exatamente isto que este livro propõe. De um modo simples e fácil de entender, eu abordo o tema da vida financeira e suas complexidades como um bom diálogo deve ser: simplesmente educativo e educativamente simples.

Acontece – Qual a relevância do tema da obra atualmente?
Souza – As ferramentas que auxiliam no cuidado dos recursos financeiros têm grande importância, pois com conhecimento as pessoas podem filtrar informações e tomar melhores decisões. No Brasil, temos um quadro de mais de 63 milhões de inadimplentes, sendo uma parcela representativa constituída por jovens. Aliado a isto, temos acesso facilitado ao crédito e ausência de educação financeira para utilizá-lo bem, como também frequentes promessas e fórmulas mágicas nas mais diversas mídias. Todos esses aspectos afetam e tornam extremamente importante a temática, afinal, não é possível separar vida financeira, emocional, profissional e familiar. Ao cuidar dos seus recursos financeiros, você cuidará da sua família, carreira, emoções, e beneficiará as pessoas que convivem com você.

Acontece – Qual o aspecto inovador da obra?
Souza – A obra vai além de um simples livro e se torna um Diálogo de Valor. São apresentados temas econômicos complexos de jeito simples, como juros, inadimplência e investimentos, explicados em uma agradável conversa. Além da linguagem acessível, o livro contém ilustrações e artigos, o que torna a leitura ainda mais agradável, recomendada para diversas idades.

Acontece – O que o levou a escrever o livro?
Ricardo de Souza – Ao longo da minha graduação, me deparei com pessoas que tinham dúvidas básicas sobre como cuidar ou administrar seus recursos financeiros. Aliado a isto, me incomoda muito ver pessoas comprometendo o seu futuro por falta de conhecimento financeiro, então busquei conhecer mais e levar educação para essas pessoas. Idealizei projetos no Instituto Formar, Escola do Legislativo, TV Unimep, Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda) e outros locais para disseminar o conhecimento sobre finanças. Foi então que percebi que existia certa lacuna no campo da literatura de educação financeira que demonstrasse um diálogo inicial. Assim, resolvi utilizar as experiências das aulas e projetos para então conversar por meio de livro.

Acontece Unimep – A graduação em administração de empresas na Unimep auxiliou na produção do livro?
Ricardo de Souza – Com toda certeza a graduação auxiliou muito na elaboração da obra, pois muitos conceitos e dicas do livro levam a uma boa gestão. O curso da Unimep foi além da sala de aula, pois na graduação tive a oportunidade de participar de projetos de pesquisas que ajudaram a entender melhor a relação “pessoas, sonhos e renda”.  Outro fator a ser enfatizado na minha formação na Unimep foi o papel dos docentes que serviram de mentores, impulsionando e estimulando os estudos dentro e fora da sala de aula, o que foi preponderante para tempos depois eu ministrar palestras e aulas, e hoje contribuir uma forma de ensino por meio da escrita.

Entrevista e texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues