Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepiano de arquitetura e urbanismo lança primeiro livro em Santa Bárbara d’Oeste

Unimepiano de arquitetura e urbanismo lança primeiro livro em Santa Bárbara d’Oeste

por Angela Rodrigues publicado 04/05/2019 02h00, última modificação 07/05/2019 10h39

Ao concluir a graduação em arquitetura e urbanismo pela Unimep no ano de 2010, Thiago Menillo (foto ao lado), 37, resgatou o sonho de publicar o seu primeiro livro: “O Reino Perdido da Liberdade”. O projeto foi retomado em 2016, a partir da participação de Thiago em um concurso literário, e a obra será lançada nesse próximo sábado, dia 27, na nova Biblioteca Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, a partir das 15h.  O evento é aberto a todos os interessados, e a entrada é gratuita.

Publicada pela Editora Viseu, o livro tem 190 páginas e apresenta, ao longo de 24 capítulos, a trajetória do cãozinho Cajado, que vive em uma fazenda, na companhia de seu dono e do amigo Quintal. No entanto, quando desaparecimentos misteriosos começam a assombrar a fazenda, Cajado finalmente tem de encarar seu destino.  A obra pode ser adquirida na data de lançamento ao valor de R$ 35,00. Também é possível adquirir exemplares diretamente nesse portal.

CRIATIVIDADE – Menillo conta que a ideia de produzir o livro saiu do papel a partir do convívio com o filho, Davi, de dois anos. “A convivência com meu filho me fez pensar nas coisas sensíveis da vida e no desejo de deixar algo para ele. Muitos livros fazem parte da minha vida, alguns inesquecíveis. Quem, da minha geração, não sabe o que é a série Vaga-Lume, por exemplo? O Davi vai crescer ouvindo histórias, e um dia ele vai aprender a ler, pegar "O Reino Perdido da Liberdade" e ver a foto do pai dele”, afirma o autor.

Por meio de financiamento coletivo via Catarse, na internet, ele concluiu o projeto com narrativa e ilustrações de sua autoria. “A habilidade com desenho e percepção estética para as ilustrações foi uma das principais contribuições do curso de arquitetura e urbanismo da universidade para a realização desse projeto. Com o livro, também pude explorar essa questão criativa nas disciplinas, como organizar o pensamento e a estrutura da narrativa”, destaca Menillo.

Mais informações sobre a obra também podem ser acessadas nesse link. 

ANOTE – Lançamento do livro “O Reino Perdido da Liberdade”, de Thiago Menillo. Dia 27 de abril (sábado), a partir das 15h, na Biblioteca Municipal Profª Maria Aparecida de Almeida Nogueira (localizada à rua Campos Sales, 72, ao lado do novo terminal urbano, em Santa Bárbara d´Oeste). Entrada gratuita.

 

 

Texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues
Foto: acervo pessoal Thiago Menillo
Última atualização: 25/04/2019