Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepiano de direito da Unimep é nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça de SP

por Angela Rodrigues publicado 13/03/2023 05h00, última modificação 06/12/2023 18h20

O unimepiano graduado em Direito em 1981, Eduardo Velho Neto (foto ao lado), foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (SP), em outubro desse ano. Ele assumiu a cadeira do desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro (falecido em agosto). O termo de posse administrativa foi assinada no Palácio da Justiça, em setembro, em cerimônia conduzida pelo presidente do TJSP, o desembargador Ricardo Mair Anafe.

Na cerimônia de posse administrativa, Eduardo Velho Netto agradeceu os familiares e os pais pelo apoio em toda a sua trajetória. “Agradeço a todos pela acolhida, a minha esposa, que sempre esteve presente em todas as minhas iniciativas de vida, e aos meus pais, pelo suporte”, afirmou ele no evento.

Trajetória – O desembargador Eduardo Velho Neto graduou-se em Direito pela Unimep em 1981, e iniciou a sua trajetória profissional como auxiliar e, posteriormente, como escrevente no 1º Cartório de Notas e Ofício de Justiça de Tietê. De 1979 a 1981, atuou como Oficial de Justiça temporário do Tribunal de Justiça do Estado de SP, e de 1981 até 1985, como Escrevente do TJSP.

Em 1985, foi aprovado no concurso 150 da Magistratura e escolheu a cidade de Piracicaba como comarca. Nesse município, atuou como Juiz Substituto na 34ª Circunscrição Judiciária. Em 1987, foi promovido para o cargo de Juiz de Direito do Foro Distrital de São Miguel Arcanjo – Comarca de Itapetininga, sendo removido no ano de 1989, para o cargo de Juiz de Direito, em Cerquilho. Em 1990, assumiu o cargo de Juiz de Direito da 3ª Vara da Comarca de Indaiatuba.

Em 1992, ocupou o cargo de Juiz de Direito da 6ª Vara Cível da Comarca de Sorocaba, e, em 2000, foi removido para o cargo de Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Piracicaba, atuando 22 anos no município. Em 2006, também foi promovido ao cargo de Juiz de Direito Auxiliar da 3ª Vara Cível do Foro Regional de Santana, da Comarca de São Paulo.

Nesse ano (2023), foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de SP, promovido pelo critério de antiguidade.

Eduardo Velho afirma ter resolvido assumir a jornada como Desembargador ao final de sua trajetória profissional e destaca ter sentido um misto de alegria e também, ansiedade, pelas mudanças de paradigmas, de cargo e situação que essa conquista envolve. Vinculado a uma família de outros profissionais já reconhecidos na Magistratura, como o pai e o tio, ele conta que esses profissionais também foram inspirações e espelho ao longo de sua atuação.

Já sobre o período como aluno da Unimep, ele guarda as melhores recordações. A Unimep, para mim, sempre foi referência de universidade no interior. Além de minha própria formação, todos os meus filhos se graduaram nessa instituição. Em meu período como estudante, tive excelentes professores, que marcaram a minha formação e trajetória como funcionário público. Além disso, tive a oportunidade de ter tido colegas como Juízes, promotores e advogados que lecionavam na Unimep. Então, a Unimep sempre foi um berço de excelência do ensino em minha formação”, conta ele.

Também sobre a nomeação como Desembargador, ele destaca e agradece o apoio incondicional e dedicação da família: da esposa Valéria Rodrigues Dias Velho, e dos filhos Karina Rodrigues Dias Velho Astolfi, fisioterapeuta graduada pela Unimep; Thiago Rodrigues Dias Velho, graduado em Ciências da Computação pela Unimep; e Ariana Rodrigues Dias Velho Braga, também graduada em Direito pela Unimep.

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo pessoal Dr. Eduardo Velho Neto