Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepiano de ed. física é campeão em mundial realizado na Itália

Unimepiano de ed. física é campeão em mundial realizado na Itália

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 06/10/2013 13h12, última modificação 26/04/2016 15h50
Com o lançamento de um martelete de 40 cm de comprimento e peso de 15,880 quilos e também de um martelo que mede 1,21 m e pesa 7,260 quilos, o unimepiano graduado em educação física pela Unimep, Mário Luís de Almeida Leme (foto), 47, se consagrou campeão e vice-campeão, respectivamente, nos Jogos Mundiais Master, ocorridos em agosto, em Turim, na Itália. Os Jogos Mundiais Master ocorrem a cada quatro anos em um país sede, com atletas a partir dos 35 anos. Leme participou da competição na categoria M 45, que reúne atletas de 45 a 49 anos. Segundo ele, o evento foi disputado por 18 competidores representando países como Hungria, Alemanha, Polônia, Itália, Brasil entre outros, sendo as três primeiras nações já tradicionais nesta prova. “Foi uma experiência única, competi com campeões mundiais e olímpicos da década de 80”, conta Leme.

TREINAMENTO

No esporte, Leme concilia a rotina de treinamentos com a de professor da educação física da Selam (Secretaria de Lazer, Esportes e Atividades Motoras). Ao longo de sua trajetória, já participou de competições na França, em campeonatos sul-americanos e iberoamericanos. De 1993 e 2003, conquistou por dez anos o troféu Brasil de atletismo. Ele conta que, neste período, disputou 157 competições no Brasil e perdeu somente uma. Mário Leme é graduado em educação física pela Unimep, possui especialização na Unicamp e mestrado em educação física também pela Unimep. Já ministrou diversas palestras na universidade sobre temas como atletismo, treinamento esportivo, performance humana, dentre outras. Ele também compõe o grupo de pesquisa em Ciências da Performance Humana vinculado ao mestrado em educação física da universidade.

INSTRUMENTOS

Utilizados na competição disputada por Leme, o martelo mede 1,21 m de comprimento e é composto por três partes: manopla, cabo e bola, somando um total de 7,260 kg. Já o martelete, com o qual Leme se consagrou campeão mundial, mede 40 cm de comprimento e também é composto por três partes, manopla, mosquete e a bola, que resultam em um peso de 15,880 kg. Em ambas as categorias, os instrumentos são lançados num círculo de 2,13 de diâmetro.

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes