Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepiano de fotografia lança 1ª obra em homenagem à dança e aos movimentos

Unimepiano de fotografia lança 1ª obra em homenagem à dança e aos movimentos

por Angela Rodrigues publicado 01/11/2021 05h00, última modificação 17/12/2021 17h31

O unimepiano graduado na 1ª turma de fotografia da Unimep (em 2012), Marcelo Trevelin (foto ao lado), lançou em outubro a obra “Get in Move”, em que apresenta olhar diferenciado sobre a dança, os movimentos, a força e a sensibilidade de bailarinos. A obra traz o resultado de projeto iniciado em 2014, desenvolvido ao longo de 1.098 dias e que acumulou mais de 8 mil cliques.

Com 216 páginas, o livro está fundamentado em 4 pilares da dança: a beleza, a leveza, as luzes e as sombras. Reúne imagens distintas de 32 bailarinos, fotografados em pontos turísticos de Piracicaba, e em cidades como São Pedro, Águas de São Pedro, Tatuí, Holambra, Arthur Nogueira, Americana, São Paulo, Rio Claro, Cerquilho e Boituva.

Os interessados em adquirir a obra podem acessar o portal https://marcelotrevelin.com.br/,  o perfil do projeto no Instagram: @get_in_move , ou ainda, enviar mensagem ao contato: (19) 99606-7774.

PRODUÇÃO – A ideia de transformar o projeto em obra nasceu do desejo de Marcelo em unir 2 paixões: a dança e a fotografia. Apesar dele não ser bailarino, possui vínculos afetivos familiares com a dança desde a adolescência.

“Há um elo familiar que despertou, em mim, a paixão por essa arte. Isso porque minha irmã, Magda, praticava ballet e eu acompanhava, com bastante frequência, suas apresentações. Além disso, também nutro amor por outra arte: a fotografia! Nesse contexto, sempre almejei desenvolver ações que unissem tais elementos numa perspectiva pessoal e criativa”, conta ele.

Ao longo da produção, ele conta que os principais desafios foram encontrar bailarinos e lugares disponíveis para fazer os ensaios na parceria para executar as sessões. “Muitos, tanto bailarinos quanto empresas simplesmente nem responderam a nossa solicitação”, conta Marcelo.

Os bailarinos fotografados na obra são, em maioria, profissionais e amantes da dança da cidade e região. “São pessoas que eu já admirava e seguia a carreira deles por muitos anos.  Muito deles o contato foi pelas redes sociais. Outros foram indicações dadas pelos próprios bailarinos”, afirma o autor.

Foram vários os momentos mais marcantes de sua 1ª produção literária. “Dentre eles, o aceite de profissionais renomados que atuam tanto no Brasil quanto  fora do país. Realizando esse trabalho pude conhecer muitas pessoas que hoje são consideradas meus amigos pessoais. Todos os ensaios foram marcantes para mim. Pois eram pessoas diferentes em lugares totalmente fora dos nosso controle”, afirma ele.

TRAJETÓRIA – Marcelo Trevelin é piracicabano e se graduou em fotografia pela Unimep em 2012.

O curso foi a sua 2ª graduação na universidade, depois de uma pós-graduação. “O curso me trouxe mais conhecimentos teóricos e técnicos. Pude conhecer grandes nomes e história mais aprofundada sobre a arte e a fotografia e seus grandes profissionais. Bem como áreas desconhecidas por mim na fotografia”, destaca ele.

A interação entre alunos e professores é uma das coisas que ele mais sente falta do período como universitário.  “Muitos dos professores eram profissionais da área e puderam nos mostrar como era a profissão na prática, fora das salas de aula. Como era o mercado de trabalho no mundo real. A rotina das aulas sempre com novos desafios proposto pelos professores”, aponta ele.

Para o futuro, Marcelo já tem planos para produzir a 2ª edição do projeto, com novos ensaios. Além de pensar em novo projeto, com fotos de esportes com técnicas diferentes na fotografia.

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo pessoal Marcelo Trevelin