Unimepiano de PP é supervisor de mídia da Office Havas Worldwide
Estar em constante aprendizado é a primeira das três dicas que o publicitário Marcel Santos, graduado em publicidade e propaganda pela Unimep, orienta aos estudantes da área e futuros profissionais. Podemos aprender e assim agregar sempre, afirma ele, que atualmente é supervisor de mídia da Office Havas Worldwide São Paulo, uma das 10 maiores agências publicitárias do Brasil em 2014 e ligada a Havas Worldwide Brasil, também eleita em 2014 a agência do ano pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP).
Santos já conquistou a sua colocação dentre os mais de 11.500 profissionais de publicidade e propaganda anualmente graduados no Brasil, de acordo com o Inep/MEC e a Associação dos Profissionais de Propaganda (APP). Mas a persistência também faz parte do jogo e é a segunda dica do profissional. O mercado publicitário é concorrido, então não podemos desistir no primeiro não. Além disso, é preciso ser multiplataforma. Não se pode mais especializar-se em uma só coisa. Quanto mais, melhor, assim você será um profissional diferenciado, aponta ele.
Apaixonado por comunicação desde a adolescência, Marcel Santos, escolheu a Unimep como a primeira opção para cursar publicidade e propaganda (PP). Graduado em 2008, ele partiu para São Paulo no ano seguinte, metrópole onde chegou sem eira nem beira como mesmo afirma, fez cursos e ingressou como executivo de contas de um dos mais conhecidos portais de publicidade, tecnologia e mídia, o AdNews. Após cinco meses, ele passou por duas das mais conceituadas agências de publicidade do país, a DM9DDB, onde atuou com pesquisa de mídia por mais de dois anos, e a Agência Africa, onde ficou por um ano. Santos é o entrevistado da vez da série Ouro da Casa do Acontece Unimep, que apresenta a trajetória de profissionais apaixonados e que também se destacam em suas áreas de atuação. Confira os melhores trechos:
Acontece Unimep - Quais foram os principais desafios profissionais?
Marcel Santos - O mercado cada vez mais competitivo e cheio de novas métricas, tendências, informações e métricas são sempre desafios a serem desbravados.
Acontece Unimep - Qual foi a campanha ou projeto publicitário mais significativo do qual participou?
Santos - Foi quando estive na mídia da Agência Africa, atendendo o Banco Itaú, e tive o prazer de participar da campanha da Copa do Mundo 2014, já que o banco era patrocinador oficial do mundial da Fifa. Quem não se recorda do jingle e dos filmes da TV Mostra tua Força Brasil!? e da (hashtag) #issomudaojogo. Isso me marcou muito. Foi um trabalho gigante, em que existiu companheirismo de uma equipe fantástica que fez tudo acontecer, mesmo o Brasil não sendo campeão.
Acontece Unimep - O segmento exige profissionais antenados e criativos. Onde busca inspiração?
Santos - É inevitável trabalhar com comunicação e não ser antenado. Existe um bombardeio de informações, seja nos meios off-lines como chamamos a TV, jornais e revistas ou seja nos meio digital ou das mídias sociais. Eu mesmo percebi isso diante das mudanças de clientes que tive, de tubos e conexões, quando trabalhei com pesquisa na DM9, até chegar ao mercado de automóveis, agora atendendo a Citroen. Precisamos de informação para planejar, entender as necessidades, enxergar oportunidades, fazer uma ponte comparativa entre o seu cliente e os concorrentes dele. Me mantenho antenado consumindo o maior número de meios possíveis, principalmente nos territórios onde o meu cliente está presente e nos portais específicos de publicidade.
Acontece Unimep - Como está o mercado hoje?
Santos - O mercado sempre foi difícil, mas está num momento delicado, diante de um cenário político conturbado e também pela perda do poder de compra. Os anunciantes retraíram investimentos no primeiro trimestre, o que gerou um cenário ruim para as agências como um todo.
Acontece Unimep - O que a Unimep significa à sua formação pessoal e profissional?
Santos - Um alicerce que me possibilitou construir uma carreira que tenho profundo orgulho.
Texto: Angela Rodrigues
Foto: acervo pessoal
Coordenação e edição: Celiana Perina
Data: 26/06/2015