Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prof. Ricardo Souza, docente da pós-graduação, oferece curso digital gratuito sobre educação financeira

Prof. Ricardo Souza, docente da pós-graduação, oferece curso digital gratuito sobre educação financeira

por Angela Rodrigues publicado 16/02/2021 05h00, última modificação 18/02/2021 14h47

A relação e o comportamento das pessoas com o dinheiro traz impactos em todas as áreas da vida. Esse é um conhecimento que o professor Ricardo de Souza (foto ao lado), graduado em administração de empresas pela Unimep, especialista em finanças e controladoria e, atualmente, docente do MBA em Finanças e Controladoria, compartilha e sempre destaca em suas palestras, obras, publicações, mídias sociais e entrevistas.

“Os resultados dessa relação podem resultar em privações, problemas familiares e emocionais, afetar o desempenho profissional, e até mesmo gerar estresse e outros prejuízos à saúde, além de fazer com que as pessoas deixem sempre para depois os planos e sonhos. Muitos desses problemas se iniciaram com a falta de educação financeira”, afirma ele.

Para ajudar as pessoas a enfrentarem esses desafios e conhecerem bem as ferramentas necessárias para cuidar da melhor maneira de seus recursos financeiros, ele criou o curso digital: “Cuidando do Bolso – Dicas para a vida financeira”. Totalmente gratuito, o curso reúne 9 aulas on-line curtas e um e-book, também de sua autoria, em que compartilha dicas e outros insights importantes.  

Disponibilizado em janeiro e direcionado a todos os interessados, o curso pode ser acompanhado no portal: https://admricardosouza.com.br/curso/

Ricardo conta que a ideia do curso nasceu de seu desejo de auxiliar as famílias em tempos de pandemia. “O modo que eu senti que poderia auxiliar seria justamente compartilhando um conhecimento fundamental, sobre como cuidar do dinheiro. A crise, resultante da pandemia do Covid-19 afetou a todos, e certamente tem impacto maior na população menos favorecida, então eu resolvi montar um curso básico e gratuito, para que as pessoas pudessem ter ferramentas necessárias para cuidar da melhor forma do que recurso financeiro que possuem”, afirma ele.

AULAS – As aulas do curso “Cuidando do Bolso – Dicas para a vida financeira” têm duração de aproximadamente cinco minutos cada. “Já o e-book é um complemento às aulas, possui linguagem simples, o que torna a leitura prazerosa”, conta ele.

O docente detalha que o curso se divide em duas grandes partes: a primeira, destaca os principais motivos para estudar educação financeira, e nela Ricardo enfatiza a relação dinheiro e vida. Na sequência, vem a etapa de dicas práticas, que ensina os primeiros passos para uma vida financeira saudável. 

Eu costumo dizer que todo aquele que tem desejo de aprender a cuidar melhor do dinheiro será beneficiado com esse curso. Não é necessário ter conhecimentos prévios de finanças ou outras áreas, pois é um curso muito acessível e didático”, aponta Ricardo. Ao final, os participantes também recebem certificado.   


Para produzir todo o material necessário exigido pela iniciativa, o docente contou com o auxílio e colaboração de quatro amigos e faz questão de citá-los: Dennis Alves, Leandro Pimenta e Tiago Queiroz, que avaliaram o conteúdo, forneceram sugestões e auxiliaram na divulgação, enquanto William Machado produziu voluntariamente a capa do e-book, disponível a todos os participantes do curso.

“Cuidando do Bolso – Dicas para a vida financeira” não é a primeira capacitação on-line criada pelo professor. Ele já ministrou outros cursos digitais, aulas e mantém relacionamento diário nas redes sociais para compartilhar conhecimento nessa área. “O diferencial é que este curso é gratuito e aberto ao público em geral”, aponta.

CUIDADOS – Principalmente em tempos de pandemia, crise e desemprego, cuidar melhor das finanças e recursos faz toda a diferença. “Precisamos observar que cuidar do dinheiro significa cuidar de nós e das pessoas que amamos, e digo isto, pois o cuidado com a vida financeira nos aproxima dos nossos planos e sonhos, ao passo que a falta desse cuidado, afeta consequentemente os nossos familiares e as pessoas que amamos”, afirma o professor.

Para as pessoas que desejam regularizar as pendências, e acertar a vida financeira, ele dá dicas valiosas: “Primeiramente, eu destacaria que a pessoa precisa entender a sua realidade financeira, se está em dívidas, levantar quais são, identificar quais são seus gastos, realizar o mapeamento inicial da vida financeira. Logo após, é o momento de traçar as estratégias que podem retirar a pessoa daquela situação, observando sempre as barreiras e os motivos que a levaram até ali; e se for necessário, não tenha vergonha de buscar auxílio”, destaca o professor.

TRAJETÓRIA NA UNIMEP – Graduado em administração de empresas e especialista em finanças e controladoria e atualmente, docente da pós-graduação, Ricardo considera a Unimep a sua casa. “Aprendi muito e sou muito grato à Unimep, pois o início da minha formação se deu aqui. Tive experiências fantásticas e foi aqui que eu participei do meu primeiro projeto social, e esse pensamento de contribuir com a sociedade por meio do conhecimento ficou bem forte em mim, por isso tanto projetos sociais. Hoje, tenho o privilégio de continuar a construção dessa história com a universidade, só que agora como docente ministrando aulas no MBA em Finanças e Controladoria”, conta ele. 

Em breve, ele fará o lançamento de mais uma obra inédita no campo da educação financeira. Em julho de 2019, Ricardo Souza lançou o livro “Diálogo de Valor”, pela Editora Viseu.

 



Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: Diego Bortoleto (acervo pessoal professor Ricardo de Souza)
Última atualização:  02.02.2021