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Unimepianos conseguem mais de 300 mil seguidores em fanpage

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 13/01/2014 08h22, última modificação 26/04/2016 15h50

Conseguir mais de 300 mil likes em uma fanpage do facebook com fins acadêmicos não é uma tarefa fácil, ainda mais quando ela consegue superar a marca de 21 mil likes e mais de 600 compartilhamentos em uma única foto postada na rede social. Estes números foram obtidos por um grupo de estudantes do 2º semestre do curso de publicidade e propaganda da Unimep, que desenvolveram ao longo de suas aulas de Publicidade Online, a fanpage Vansbra, inspirada na marca americana de vestuários e calçados, Vans.

Nesta disciplina, os alunos tinham o desafio de escolher uma marca já existente e trabalhar na criação e desenvolvimento de suas próprias mídias digitais. De olho no mercado da marca Vans no Brasil, e por ela atrair mais aos jovens, decidiram por ela, como conta Gustavo Souza, 19. “A ideia surgiu logo quando soubemos do trabalho que deveríamos desenvolver, optamos pela Vans porque além de ser algo do gosto de todos os integrantes, nós analisamos o fato de que ela se promove por si só, visto que há um grande foco no meio jovem”. 

Para o docente Victor Kraide Corte Real, que ministra as aulas de publicidade online, os universitários conseguiram um grande feito com os números que alcançaram na página do facebook. “Foi realmente incrível o sucesso obtido pelo grupo, eles foram muito felizes em conseguir manter uma rotina eficaz de postagens muito bem alinhada ao perfil do público. Num determinado dia, uma das fotos postadas obteve um enorme número de compartilhamentos e projetou o número de fãs para a casa de milhares. Foi um belo exemplo de como é possível obter resultados publicitários na internet usando planejamento e criatividade, sem a obrigatoriedade de investir em anúncios publicitários”, avalia. 

Os integrantes do grupo contam que não tinham ideia do sucesso que a fanpage poderia ter, e que quando perceberam, já contavam com seguidores de outros países. “Quando demos conta da quantidade de likes que a página estava alcançando, fomos analisar as postagens e os gráficos do próprio facebook, e notamos que a maioria das pessoas curtindo se encontravam no México! Acreditamos que uma publicação da página tenha sido curtida ou compartilhada por alguém influente nas redes sociais desses países, ou algo do tipo”, lembra Souza. 

Com o número de seguidores aumentando, eles passaram a investir mais na página, postando conteúdo da Vans, castings de amigas modelos, e trabalhos realizados por eles em sala de aula. Eles também avaliam que a falta de divulgação da marca pode ter contribuído para o rápido crescimento da fanpage. “Acho que tudo isso é porque a Vans não tem muita publicidade na internet, e principalmente no Brasil, pois é uma marca nova ainda por aqui, e que se acha em poucos lugares para comprar”, conta Jean Milani,19. 

Para a estudante Fernanda Guidolim, 24, a publicidade online é uma área de destaque no atual mercado de trabalho. “A área de mídia está cada dia mais forte dentro das empresas e é muito importante para a publicidade, sabendo que tudo o que se faz se pensa antes em divulgar na internet, para depois se dar certo, abrir algo físico”, Souza complementa. “Em minha opinião, nesse tempo onde todo mundo tem alguma rede social, ela é o principal meio a ser investido pela área publicitária, tanto é que se você parar pra pensar, antigamente não se via a quantidade de programas nas redes sociais, como se vê hoje”. 

Kraide, assim como os alunos, acredita que a área de mídias sociais está em alta e que deve ser investida por aqueles que procuram o curso de publicidade e propaganda. “Não tenho dúvidas que os profissionais de publicidade do século XXI só terão condições de oferecer bons resultados aos clientes a partir do domínio estratégico das mídias sociais. É praticamente impossível pensar hoje em dia numa campanha eficaz sem o uso das novas tecnologias. Nesse sentido, procuramos abordar cada vez mais nas aulas estas novas técnicas de uso do marketing e das ferramentas de comunicação”. 

O grupo destaca que pretende continuar com fanpage Vansbra e está investindo na conversa com representantes da marca Vans no país. “Estamos analisando as possibilidades. Entramos em contato com o responsável pelo marketing da marca, mas infelizmente ele não demonstrou interesse em realizar nenhum trabalho com o grupo ou com a página, mas não desistimos, queremos tentar mais vezes. Enquanto isso, a página vai continuar sendo movimentada, afinal, por ora ela é nossa”, afirma Souza.

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina
Última atualização: 13/12/2014

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