Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepianos de arquitetura e urbanismo criam mostra virtual interativa Em Casa Decor

Unimepianos de arquitetura e urbanismo criam mostra virtual interativa Em Casa Decor

por Angela Rodrigues publicado 13/07/2020 05h00, última modificação 13/07/2020 17h06

 

Imagine conhecer e interagir, sem sair de casa, as mais recentes tendências e novidades da decoração. Isso é possível com a Em Casa Decor, uma Mostra Virtual Interativa de Arquitetura, Design e Decoração. O projeto, desenvolvido por unimepianos de arquitetura e urbanismo, possibilita conhecer os trabalhos de profissionais da área por meio de uma plataforma de realidade virtual interativa. A iniciativa abriu as portas virtuais da casa 3D para visitas no dia 1º de junho.

Para passear pelos ambientes, basta clicar neste link: https://bit.ly/37SS1x9 

O acesso pode ser realizado gratuitamente com smartphones, tablets ou computadores e permite uso de óculos de realidade virtual.

Uma das idealizadoras do projeto, Victória Neves Scussel, 27, graduada em 2017 na Unimep, conta que a ideia de criar a mostra Em Casa Decor foi inspirada em outros eventos da área de arquitetura e design de interiores, realizados em formato remoto, devido ao isolamento social. “Unindo esse fato à necessidade de mostrarmos e divulgarmos nossos trabalhos e as novidades da área, surgiu a ideia de realizarmos uma Mostra Virtual Interativa de Arquitetura”, conta ela.

Com a ideia elaborada, a arquiteta precisava de profissionais para ajudarem na execução. “Foi nesse momento que comecei a enviar os convites. Como temos muita proximidade e contato com os colegas mesmo após a conclusão da graduação, formamos o projeto, em sua maioria, com ex-alunos da Unimep”, aponta.

Juntamente com Victória, participam da iniciativa os ex-alunos do curso de arquitetura e urbanismo: Stefany Alcarde, formada em 2015; Gabriela Duarte, Mayara Pantaroto e Yasmin Cavalcante, formadas em 2016; Bruna Wanderley, Elma Queiroz, Juliana Polvere e Nayara Laurindo, formadas em 2017; Giovana Jacomini, Ingred Santana e Nadia Ponte, formadas em 2018; e Bruno Bueloni, Guilherme Spiller e Stephanie Santos, formados em 2019.

Após todos os participantes terem aceitado ingressar na ação, cada profissional escolheu 1 dentre os 12 ambientes disponíveis para a elaboração da casa virtual. As etapas realizadas na sequência foram desenvolvidas via reuniões online.

1ª EDIÇÃO – “Refúgio: papel primordial da habitação” foi o tema escolhido pelo grupo para a 1ª edição do evento.  Victória conta que a definição resultou desse momento histórico em que a casa é vista em seu papel primordial: o abrigo do ser, do pensar e viver a própria essência dos moradores.

Também segundo a arquiteta, ao realizar o passeio, os visitantes podem identificar a utilização de várias tendências da arquitetura, design e decoração de diferentes maneiras e interpretações. “Podemos observar cores como o verde em vários ambientes, cor reconfortante e relaxante que foi escolhida por especialistas como tendência para esse ano. O amadeirado aparece de formas diferentes em todos os ambientes, material que traz sofisticação e aconchego, e é atemporal. As boiseries também são encontradas no diálogo entre o moderno e o vintage. Também podemos observar o uso de plantas, que trazem beleza, calma e frescor para os espaços”, destaca ela.

Para o “Lavabo Étnico”, a arquiteta Elma Queiroz resgatou as sensações dos primórdios da vida humana, de nossas raízes culturais. No “Escritório”, a arquiteta Ingred Santana uniu conforto e elegância em um espaço amplo e funcional. O designer de interiores Leonardo Felipe, desenvolveu um ambiente aconchegante, sofisticado e atemporal para a “Sala de Jantar”.

Já a arquiteta Bruna Wanderley trouxe para a “Cozinha Égide” delicadeza e sofisticação. Para tornar a “Sala de Estar” um ambiente que abraça, Victória Scussel, elaborou um projeto aconchegante e funcional.

Na “Área Gourmet e Lazer”, a arquiteta Juliana Polvere buscou conectar a paisagem montanhosa externa com a casa. Para o “Banheiro do Casal”, a arquiteta Nayara Laurindo da Zero19 Arquitetura, pensou num ambiente que trouxesse a sensação de bem estar e conforto.

Já os arquitetos Bruno Bueloni, Guilherme Spiller e Stephanie Santos, da UMENI Arquitetura e Design, aliaram conforto e suavidade no “Quarto L³”. No “Banho da Casa”, as arquitetas Giovana Jacomini e Mayara Pantaroto desenvolveram um ambiente mais relaxante e calmo. 

O “Quarto Florescer” foi transformado pela arquiteta Nadia Ponte em um espaço funcional, delicado e muito contemplativo. No “Quarto Infantil”, as arquitetas Gabriela Duarte e Yasmin Cavalcante, do Ressoa Arquitetura, criaram um quarto mais livre, espaçoso e dinâmico. Já a arquiteta Stefany Alcarde, elaborou o projeto do “Quarto da Filha”, mesclando o toque romântico e o aconchego trazido pelo amadeirado. 

RETORNO – A resposta dos visitantes à primeira edição do evento tem sido bastante positiva, bem como os pedidos para mais edições, conta Victória. “Graças ao grande número de pedidos, já estamos pensando e elaborando a 2ª Edição da Mostra. Ainda não temos uma data definida, mas gostaríamos que acontecesse no próximo semestre!”, afirma ela.

FORMAÇÃO – A arquiteta também aponta que ter escolhido arquitetura e urbanismo da Unimep  foi importante em distintos modos, tanto relacionado ao projeto virtual quanto à carreira: “a formação na Unimep me proporcionou absorver conhecimentos transmitidos por professores qualificados, que, constantemente, incentivavam novas iniciativas e nos estimulavam a exercitar nossa criatividade. Agradeço muito a eles por minha formação profissional e pessoal”.

A mostra interativa Em Casa Decor pode ser visitada também por meio de perfil no Instagram: @emcasa_decor. Nele, os profissionais envolvidos apresentam mais detalhes dos projetos e contam sobre cada ambiente específico, além de mencionarem sobre as tendências das respectivas áreas.


ANOTE
– Em Casa Decor – Mostra Virtual Interativa de Arquitetura, Design e Decoração. Acesso livre e gratuito por meio do link: https://bit.ly/37SS1x9 ou perfil no Instagram: @emcasa_decor

 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo pessoal Victória Scussel
Última atualização: 26/06/2020