Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepianos de odontologia e medicina veterinária destacam contribuições das graduações em suas trajetórias

Unimepianos de odontologia e medicina veterinária destacam contribuições das graduações em suas trajetórias

por Angela Rodrigues publicado 10/10/2022 05h00, última modificação 14/07/2023 15h51

O dia a dia dos universitários exige dedicação, disciplina e atenção para que eles possam dar conta de todas as tarefas acadêmicas, provas, trabalhos, estágios e outras atribuições. Principalmente aqueles que conciliam os estudos com emprego ou outros compromissos.

No entanto, um fato é citado por muitos universitários: além de repleto de novos aprendizados, o período vivido no ensino superior proporciona amizades, experiências e memórias que vão acompanhá-los por toda a vida. Também por esses motivos, a escolha pela universidade é um desafio. 

INSPIRAÇÃO – O estudante Ian Uehara Tayra (imagem à esquerda), aluno do 8º semestre de odontologia da Unimep, escolheu cursar Odontologia pela tradição da universidade e pelo reconhecimento profissional dos ex-alunos. “Muitos profissionais bons que tenho como referência se formaram aqui”, conta ele. Mas esse não foi o único motivo. “O diferencial, sem dúvida, são os professores. Além de serem referências em suas especializações, eles têm muito amor pela faculdade”, afirma Ian.

A inspiração que Ian aprendeu com os docentes, ele compartilhou na prática já na graduação. Uma dessas vivências ocorreu com uma das pacientes atendidas nas atividades práticas da graduação: a dona Maria.

“Dona Maria é uma pessoa muito simples, que foi até a faculdade porque tinha quebrado o dente incisivo central superior e não tinha dinheiro para pagar um dentista. Também no posto de saúde em que ela foi, os dentistas não atenderam pelo fato de que eles só podiam realizar procedimentos urgentes por conta do Covid-19 e o caso dela era estético. Naquela noite, estávamos tendo aula na Clínica de Endodontia, e, normalmente, é difícil atender mais de um paciente por noite, devido ao tempo de atendimento. Como eu fui o 1º a finalizar o procedimento de nossa turma, a professora autorizou atender a dona Maria. Tínhamos bastante tempo e era um caso de emergência. Fizemos o dente provisório dela com a resina, e a paciente não sabia nem como agradecer por poder sorrir novamente. Por mais que estivéssemos cansados, depois de ver a reação e a felicidade da paciente, me senti aliviado e fiquei muito feliz. Naquele momento, ficou muito claro que quando ajudamos alguém, ajudamos nós mesmos a sermos pessoas melhores”, conta Ian.

 

 

 

VOCAÇÃO – Vivência prática, infraestrutura, corpo docente, tradição no ensino e a localização da universidade foram os diferenciais que determinaram a escolha da universitária Ester Rodrigues dos Santos (imagem à direita) ao curso de medicina veterinária da Unimep. Ela, que cursa o 8º semestre da graduação, conta que o fato de morar na mesma cidade da instituição foi decisivo. “O fato de a Unimep ser a única instituição, com destaque e renome, que tinha o curso de medicina veterinária em Piracicaba, e o fato de eu morar na cidade, foram decisivos para eu ingressar”, contou ela.

A estudante conta que iniciou o curso sem ter muita noção de tudo o que encontraria na graduação. “Entrei sem ter muita noção do que eu veria na formação, mas, quanto mais eu passava pelos semestres, mais encantada ficava. Esse conhecimento me fez entender que o médico veterinário atua muito além da clínica. Me apaixonei pelo centro cirúrgico, reprodução e equinos. Além de o contato com o público, o networking e essa rede de contatos que criamos durante os eventos e as ações. Isso tudo é muito valioso”, afirma ela.

Dentre as histórias mais marcantes já vivenciadas pela estudante ao longo do curso, Ester aponta as ações realizadas para a comunidade. “Além das ações feitas junto à comunidade, que deram a oportunidade de conhecer a população e pessoas influentes, tivemos nossa gincana do Intervet para unir e descontrair os alunos da veterinária. Outro momento que marcou muito foi quando, em parceria com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) Piracicaba, tivemos uma aula prática e eu participei ativamente, auxiliando o professor na minha 1ª primeira cirurgia. Foi um grande marco”, destaca a universitária.

 

 

 

MUDANÇA DE VIDA – Gabriela Estabile Schiavon (imagem à esquerda), aluna do 10º semestre do curso de Odontologia, campus Lins da Unimep, lembra que a escolha pela universidade mudou a sua vida. “Escolhi a Unimep porque escutava boas referências sobre a universidade de alguns profissionais e sobre a instituição oferecer ensino diferenciado. Além disso, a faculdade também nos trazia várias possibilidades pelo fato de o curso ser noturno e contar com várias opções de pagamento. Foi uma grande escolha que mudou a minha vida, a qualidade de ensino que os professores nos apresentam é extraordinário”, conta a estudante.

Depois que iniciou o curso, ela conta que percebeu como seria capaz de contribuir e mudar a vida das pessoas, por meio do conhecimento. “A Odontologia mostrou-me que somos capazes de mudar a vida de alguém e que a saúde e o bem-estar fazem toda a diferença. A faculdade trouxe possibilidades que eu nunca tinha encontrado antes. Sou extremamente grata a isso”, afirma ela.

Já dentre as experiências como universitária, ela destaca uma dentre as mais especiais. “Dentre um dos milhares de momentos que vivi nesses últimos anos foi quando consegui reabilitar a saúde bucal do meu 1º paciente, vendo no seu rosto a gratidão e a felicidade. Foi o meu maior momento, quando tive a certeza de que seria aquilo que eu queria para a minha vida: poder devolver às pessoas a saúde bucal e os sorrisos”, aponta ela.

 

 

 

 

MAIS CONFIANÇA – Ajudar as pessoas a sorrirem sem medo ou insegurança, por meio de trabalho voluntário realizado na Clínica da graduação. Essa também é uma das vivências que a universitária Natasha Elyzabeth Nunes Barbosa, estudante do 9º semestre do curso de Odontologia da Unimep, guarda com carinho em sua trajetória como estudante. 

“O trabalho voluntário oferecido na Clínica de Odontologia com certeza marcou a minha vida e vai deixar essa lembrança eternamente. Como o dia em que devolvi o sorriso de um paciente ao fim do tratamento, e ele disse que agradecia a Deus por ter me conhecido naquele período do curso”, conta ela. 

Natasha escolheu ingressar na Unimep após ter recebido a indicação de uma colega. Atualmente, ela aponta o corpo docente da graduação dentre os principais diferenciais da universidade. “Considero o corpo docente da Unimep um grande diferencial do curso, pois são docentes muito capacitados para ensinar odontologia”, afirma ela.

Por meio deles, ela alcançou algumas das principais contribuições em sua formação: “os princípios ensinados na Unimep são necessários para a formação de grandes cirurgiões-dentistas. Sem dizer que, nossas práticas, clínicas e laboratórios são, sem dúvidas, incríveis, como o apoio e conhecimento oferecido pelos professores. Isso nos prepara para um início de carreira confiantes”. 

 

 

  

 

 

 

Texto: Angela Rodrigues/Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo Unimep e acervo pessoal dos estudantes Ian Uehara Tayra, Ester Rodrigues dos Santos, Gabriela Estabile Schiavon e Natasha Elyzabeth Nunes Barbosa
Última atualização: 01/09/2022

 

registrado em: