Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepianos de pedagogia e do PPGE são homenageados na Anped

Unimepianos de pedagogia e do PPGE são homenageados na Anped

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 27/10/2013 10h00, última modificação 26/04/2016 15h50

A ex-aluna do curso de pedagogia da Unimep Rosa Helena Dias, hoje docente da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e o ex-professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep, Júlio Romero Ferreira,  foram homenageados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), durante a 36ª Reunião Nacional, realizada em Goiânia. 

Os unimepianos receberam o prêmio Cora Coralina, um reconhecimento à competência e à contribuição de 15 docentes/pesquisadores para a inclusão social na área da educação. A homenagem recebeu o nome da poetisa goiana Cora Coralina (1889-1985) em virtude do legado à educação brasileira deixado por ela. Os homenageados foram indicados espontaneamente por seus pares.

O professor Romero foi indicado por sua atuação na área da educação especial, enquanto Rosa foi indicada por sua contribuição na área de conhecimento em educação indígena.


TRAJETÓRIA

Rosa
formou-se em pedagogia pela Unimep  em 1988 e é doutora em educação pela Universidade de São Paulo/USP (1998). Coordenou o curso de licenciatura para formação de professores indígenas da Faced, no período de 2008 a maio de 2013. Ela atua principalmente nos temas: ensino superior e políticas afirmativas, povos indígenas e direitos à diferença, diversidade cultural na Amazônia; formação de professores e diversidade cultural, e licenciatura específica para a formação de professores indígenas. 

Romero é doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas e atuou como professor titular no PPGE por mais de 30 anos. Sua contribuição para a educação se deu em educação especial, inclusão, política educacional, pós-graduação, deficiência mental, formação de professores, políticas públicas, produção discente e inclusão escolar.


Fotos: divulgação
Edição de texto/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 27/10/2013

registrado em: