Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Universitários participam de Jornada Nacional de Iniciação Científica

Universitários participam de Jornada Nacional de Iniciação Científica

por Angela Rodrigues publicado 30/07/2016 05h00, última modificação 26/10/2021 16h14

Com trabalhos premiados na 13ª Mostra Acadêmica da Unimep, em 2015, quatro alunos de cursos de graduação da Unimep apresentaram trabalhos na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC). O evento, que promove a valorização das pesquisas desenvolvidas por alunos de graduação, ocorreu na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência SBPC, dos dias 3 a 9 de julho, na Universidade Federal do Sul da Bahia, Porto Seguro, Bahia. A iniciativa reuniu alunos vencedores das mostras e jornadas de todas as instituições de ensino brasileiras.

Os alunos participantes da jornada foram: Maria Júlia Xavier Belém, universitária do curso de engenharia mecânica, com o trabalho Estudo Comparativo da Resistência ao Desgaste Erosivo de Revestimentos Obtidos por Aspersão Térmica, orientada pelo professor Carlos Roberto Camello Lima; Ramon Lacerda Benatti, do curso de arquitetura e urbanismo, com o trabalho Estudo e Avaliação do Sistema de Iluminação em um Edifício da Unimep - Aspectos da Eficiência Energética; Stefane Cristina Oliveira Souza, aluna da graduação de fisioterapia, com o trabalho Efeitos da Aplicação de Pressão Positiva nas Vias Aéreas por meio de Equipamento Microprocessado e por Gerador de Fluxo no Pós-Operatório de Gastroplastia, orientada pela professora Eli Maria Pazzianotto Forti; e Sílvio Rossi Filho, estudante do curso de educação física, com o trabalho Histórias em Quadrinhos de Super-Heróis: Educação para o Lazer no Âmbito Escolar, que teve orientação da docente Cinthia Lopes da Silva.

Experiências e expectativas

Stefane Souza diz que, com a participação na jornada, pode obter bom conhecimento, devido à pluralidade de áreas com exposições no evento. Ela conta que aprendeu, com a ajuda de sua orientadora, a ter mais paciência e a lidar com seus pacientes de melhor forma, além de ter desenvolvido tanto o aspecto profissional quanto o pessoal.

Já Silvio Filho conta que adquiriu muito conhecimento sobre a pesquisa ao longo da iniciação científica. Ele também destacou que, graças ao projeto, conseguiu o ingresso ao curso de mestrado em Ciências do Movimento Humano, da própria Unimep, por meio de  bolsa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Renata C. O. Barrichelo Cunha, coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da Reitoria da Unimep, destaca que: “a iniciação científica é motivo de orgulho na Unimep e a divulgação dos projetos, além de valorizar e reconhecer o trabalho realizado, nos ajuda a incentivar mais alunos para as atividades de pesquisa na universidade”.

Texto: Serjey Martins
Edição: Celiana Perina