Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepianos participam do Intercom Sudeste 2019 com trabalhos selecionados e publicações

por Angela Rodrigues publicado 05/06/2019 05h00, última modificação 15/07/2019 16h23

O Intercom Sudeste 2019, 24º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, conta com a apresentação de oito trabalhos produzidos por alunos e profissionais graduados dos cursos de cinema e audiovisual, rádio, TV e internet e jornalismo da Unimep, selecionados para o Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) e Intercom Júnior. Além disso, o Publicom, evento que compõe a programação do congresso, terá exposição de livro-reportagem de unimepiana de jornalismo. Os eventos ocorrem do dia 3 a 5 de junho (acompanhe a programação abaixo).

O congresso deste ano acontece na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus de Goiabeiras, em Vitória. São diversas as categorias que compõem os projetos dos unimepianos selecionados.

EXPOCOM –  No dia 3 de junho, segunda-feira, serão apresentados os projetos “Crisálida – O Filme” (Filme e Ficção) de Gabriela Torres de Oliveira Melo, graduada em cinema e audiovisual; “Alice” (Roteiro de ficção) da também ex-aluna de cinema, Estella Braga Guimarães Pais Heimann; “Crisálida – Fotografia” (Direção de Fotografia) de Otávio Penteado Mandrá, formado em cinema pela Unimep; e “Ágape Missões Urbanas” (Assessoria de imprensa) do aluno de jornalismo, Vinícius Alexandre Moraes Figueiredo.

Já no dia 4 de junho, terça-feira, Giovani Luiz dos Santos, graduado em  rádio, TVe e internet pela Unimep, apresenta “Eunice” (Ficção em Vídeo) enquanto Rodolfo Monteiro Júnior, ex-aluno do curso, irá expor o produto “Querendo ou Não, É! A Ficção” (Ficção em áudio).

O feedback recebido nas edições é parte importante da participação, segundo conta Rodolfo. “A oportunidade significa expor a nossa identidade naquilo que criamos. Estamos contribuindo com o mercado audiovisual do Brasil, enquanto alunos e recém forma-os”, afirma ele.

Confira o local e horário de cada apresentação aqui: https://blog.ufes.br/intercomsudeste/expocom/.

INTERCOM JÚNIOR – O Intercom Júnior é uma atividade que reúne trabalhos de alunos e recém formados na área da comunicação. No dia 5 de junho, Thamires Rodrigues Ramos, aluna do curso de cinema e audiovisual, apresenta o projeto de iniciação científica “Impulso de perfuração e Perfurabilidade em Game of Thrones”. "Minha expectativa é divulgar o trabalho e me inserir nesse ramo do mundo acadêmico. Conhecer pessoas com interesses similares e ampliar meu conhecimento na área. Creio que essa oportunidade vai me mostrar um novo lado do mercado de comunicação, estou ansiosa”, conta ela.

Também no dia 5, o trabalho “A reação de Folha, Globo e BBC à intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro à luz dos critérios de noticiabilidade” será apresentado por Vinícius Alexandre Moraes Figueiredo. Para o aluno, que já participou como espectador do Intercom, o contato com diferentes instituições é ponto positivo. “É a primeira vez que apresentarei em congresso então estou ansioso, mas acredito que vai ser uma experiência ímpar. Quero ver exemplos de trabalhos e fazer contatos que possam dar frutos profissionalmente”, afirma ele.

Os locais e horários de cada apresentação podem ser consultados aqui: https://blog.ufes.br/intercomsudeste/intercom-jr/.

PUBLICOM – O congresso terá ainda o evento Publicom 2019, oportunidade de contato com autores de obras na área da comunicação, como livros, revistas, portais e outros produtos. Dele, a jornalista graduada pela Unimep, Caroline Giantomaso, participa no dia 4 de junho, terça-feira, com o livro reportagem “Todas as Cores”. No período das 11h às 12h30, ela irá apresentar a obra e disponibilizar exemplares para venda no Auditório Externo. Quem não puder comparecer, pode adquirir a obra em contato com carolgiantomaso@gmail.com.

INCENTIVO - Para o coordenador do curso de jornalismo da Unimep, Paulo Roberto Botão, o congresso contribui com a formação dos alunos. “O evento se constitui em uma grande troca de informações entre alunos, pesquisadores e professores de comunicação da região sudeste. O congresso reúne as melhores produções”, pontua ele.

Já conforme destaca o coordenador dos cursos de cinema e audiovisual e rádio, TV e internet da Unimep, Luiz Antonio Veloso Siqueira, o incentivo para que discentes participem de eventos desse porte é constante. “O Intercom dá a possibilidade de os alunos entrarem em contato com outras realidades fora do curso. O estudante pode fazer uma autocrítica a partir da observação das produções de várias instituições”, afirma ele.

Texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues