Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepianos se reencontram durante 11ª Semana de História

Unimepianos se reencontram durante 11ª Semana de História

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 03/10/2013 11h56, última modificação 26/04/2016 15h50

Universitários graduados pelo curso de história e docentes que lecionaram na Unimep retornam à universidade a partir do dia 7, como palestrantes da 11ª Semana de História. Intitulado A História que Fizemos..., o evento é aberto aos alunos, docentes e funcionários, bem como à comunidade externa. No total, são sete palestras que ocorrem entre os dias 7 e 10, sempre a partir das 19h30, no Auditório Verde, do bloco 2, do campus Taquaral da Unimep. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

TEMAS

A abertura ocorre no dia 7, com a palestra “A Ilustração Francesa e a História da América, ministrada por Luiz Francisco de Miranda, docente da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Na terça-feira, 8, os temas são: O Império do Atraso: etnologia, Política e Religião nas Impressões sobre o Brasil Elaboradas pelo Viajante Norte-americano Thomas Ewbank (1846-1856), a ser proferida pela ex-aluna e atualmente doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), Carla Viviane Paulino; e Melancolia e Revolução – O Olhar de Paul Harro-Harring, por Rafael Macedo, também unimepiano e mestrando da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Já na quarta-feira, 9, Pedro Leite, mestre em história social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), ministra a palestra Em Busca de Modelos da Pintura Colonial Mineira: Dificuldades, Malogros, Sucessos e Curiosidades; em seguida, Danilo Pereira, ex-aluno e ex-docente da Unimep palestra sobre A Visão de Ciência Propagada por Carl Sagan.

No último dia, 10, Rafael Gomes, graduado pela Unimep e editor de materiais didáticos da Editora Saraiva, fala sobre Divisão de Sistemas de Ensino – o Profissional da História e seu Espaço no Mercado Editorial Educacional, seguido de Uma História, um Filme: Asas do Desejo e a Produção do Conhecimento Histórico, por Patrícia Vidal, ex-aluna.

A semana de história é organizada pelo Centro Acadêmico Eric Hosbawm, com o apoio da coordenação do curso e da Faculdade de Ciências Humanas da universidade.

ANOTE - 11ª Semana de História da Unimep A História que Fizemos.... De 7 a 10 de outubro, a partir das 19h30, no Auditório Verde (Bloco 2), campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1579.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes