Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Unimepianos viajam para o Norte e Centro-oeste do país

Unimepianos viajam para o Norte e Centro-oeste do país

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 04/07/2012 09h06, última modificação 26/04/2016 15h48

Os 34 alunos, três professores e dois funcionários da Unimep que participam dos projetos de extensão  – Projeto Rondon e Unimep na Comunidade – finalizam os preparativos para a viagem. O primeiro grupo, composto pelos envolvidos no Rondon, viaja na próxima sexta-feira, 6, para o Pará onde desenvolverá atividades da operação Açaí, que ocorre até 22 de julho. Já os participantes do Unimep na Comunidade embarcam dia 13 para o Mato Grosso do Sul, com previsão de retorno no dia 21 de julho.

Durante este período, os unimepianos realizarão atividades de integração social nos municípios Chapadão do Sul e Santarém Novo. O trabalho é totalmente voluntário. As despesas do Rondon são pagas pelo governo e as do Unimep na Comunidade são arcadas pela própria instituição. A aluna do 7º semestre de jornalismo, Cintia Tavares, uma das selecionadas para o Rondon, afirma que considera esta oportunidade uma grande conquista e suas expectativas são as melhores. 

“Sou apaixonada por ações humanitárias e projetos sociais. Estar entre os estudantes que irão ao Pará é realmente uma alegria imensa. Sei que isso contribui, inclusive, para minha formação como profissional. O conhecimento e a experiência que adquirimos em projetos como este auxiliam e direcionam quanto às áreas em que iremos trabalhar após a conclusão do curso”, diz a aluna.

PROJETO RONDON 

O Projeto Rondon é uma parceria entre o Ministério da Defesa, municípios e universidades. A Unimep atua no conjunto de ações que inclui as áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. Na operação Açaí, que ocorre no município de Santarém Novo, de 6 a 22 de julho, 38 institutos de ensino superior de todo o país participam da iniciativa. Serão cerca de 400 rondonistas atuando no Estado do Pará. 

“Para a Unimep, o Projeto Rondon configura-se como mais uma oportunidade ao estudante de atuar em grupo, sob orientação, num projeto de extensão reconhecido nacionalmente, em regiões de extrema vulnerabilidade social, estabelecendo um diálogo em que é possível compartilhar o conhecimento científico com a comunidade e o saber da comunidade com a academia”, destaca a coordenadora do Nepep, Márcia Aparecida Lima Vieira.

UNIMEP NA COMUNIDADE 

O programa Unimep na Comunidade é composto por projetos de extensão realizados no âmbito local, regional e nacional. Professores e representantes das faculdades da instituição reuniram-se no ano passado, juntamente com o coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários da Unimep, Josué Adam Lazier (foto), para definir o nome do programa que iniciou suas atividades este semestre. A próxima iniciativa ocorre entre os dias 13 e 21 de julho, em Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul. Outras ações em municípios vizinhos também estão previstas para o decorrer do ano. 

“Nesse projeto, o aluno tem a oportunidade de inserir-se em uma realidade diferente da que ele vive, atendendo uma comunidade que possui muitas carências. Eles ajudam a população com ações em diversas áreas. Essa vivência agrega um grande valor ao processo de aprendizagem dos estudantes, aliando a teoria com a prática”, destaca Lazier. 


Texto:
Elaine Pereira
Fotos: Banco de imagens e Fábio Mendes
Coordenação/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 04/07/2012

registrado em: