Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Universidade Aberta à Terceira Idade completa 20 anos de atividades no campus Santa Bárbara d´Oeste

por Angela Rodrigues publicado 04/09/2018 05h00, última modificação 04/09/2018 10h33

A Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep completa, em agosto, 20 anos de criação no campus Santa Bárbara d´Oeste. Para celebrar a data, uma solenidade festiva reunirá os mais de 40 alunos que atualmente participam das atividades, e, também, pessoas da comunidade em geral. A programação especial ocorre na próxima quarta-feira, dia 29, a partir das 14h, no Auditório Grená, localizado no bloco 14 do campus Santa Bárbara d´Oeste. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.

A programação festiva inclui ato litúrgico, mensagens da coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade, a profª Elisangela Cornachini Corte Real, e das oradoras da turma; entrega de Moção de Aplausos concedida pela Câmara de Vereadores de Santa Bárbara d´Oeste e homenagens especiais a docentes e pessoas que fizeram parte da trajetória do grupo.

História – A Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep surgiu inicialmente em 1992, no campus Centro, em Piracicaba. Em agosto de 1998, o grupo passou a oferecer atividades também no campus Santa Bárbara d´Oeste. Conforme conta a atual coordenadora, a profª Elisangela Cornachini Corte Real, naquele ano, a iniciativa reuniu mais de 100 alunos no campus Santa Bárbara, com lista de espera. Em 2012, as atividades foram suspensas temporariamente nos campi, mas o grupo manteve a iniciativa, de forma autônoma e promovendo os encontros em distintos espaços externos à universidade. No ano de 2014, as ações da Universidade Aberta são retomadas nos campi Taquaral e Santa Bárbara d´Oeste, e o setor da Unimep passa a planejar as atividades do grupo no campus barbarense em conjunto com a coordenação do Curso Aberto da Feliz Idade (Cafi).

Por meio dessa parceria, os alunos acompanham iniciativas como palestras e oficinas sobre temas de diferentes áreas do conhecimento, além de atividades físicas como as aulas de dança. Os encontros ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h30, na sala 3 do bloco 1 do prédio administrativo do campus Santa Bárbara d´Oeste.  “Conforme essa programação, em duas quartas-feiras de cada mês, as atividades são sugeridas pela nossa equipe e apresentadas por professores e profissionais de áreas distintas do conhecimento, de forma voluntária”, afirma Elisangela, que coordena o setor na universidade desde 2013.

Ela destaca que o grupo é muito unido e dedicado. “Os alunos são ativos, envolvidos com as atividades e cada vez mais desejam adquirir conhecimentos e informação. Há muito carinho, afeto, acolhimento e receptividade à programação sugerida. Eles são muito empolgados, alegres e estão sempre dispostos”, afirma ela.

Vivências – Sônia Aparecida Nazatto, 66, que participa das atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade desde que a iniciativa foi implantada no campus Santa Bárbara d´Oeste, conta que todos os aspectos em sua vida melhoraram após ingressar no grupo. “As atividades proporcionam convivência, e para mim, também representam o fim da solidão. Além disso, as aulas oferecem a oportunidade de adquirir mais cultura, desenvolver habilidades, cuidar da saúde do corpo e da mente, dentre outros benefícios”, conta Sônia, que atualmente, além de aluna também é uma das coordenadoras.

As atividades da Universidade Aberta também são importantes e prioritárias para Manoel Cláudio da Costa, 69, aluno desde 2005. Aposentado, ele realiza trabalhos esporádicos. No entanto, nada que possa atrapalhar as aulas da Universidade. “Tudo em minha vida melhorou. Melhorou a convivência com as pessoas, o comportamento, a sociabilidade. Passei a ver coisas que não reparava antes”, afirma ele. Dentre as iniciativas que Manoel mais gosta, estão às relacionadas à música e as palestras, que, segundo destaca, apresentam temas bem interessantes. “Há também as aulas de zumba, que tiveram início recentemente, e gosto bastante de participar”, conta ele.

Para participar – Para saber mais sobre as ações realizadas na Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep, os interessados podem contatar a coordenadora Elisangela Corte Real, pelo e-mail: elisangela.real@unimep.br ou fone (19) 3124-1707.

ANOTE - Celebração dos 20 anos de criação da Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep no campus Santa Bárbara d´Oeste.
Dia 29, a partir das 14h, no Auditório Grená, localizado no bloco 14 do campus Santa Bárbara (rodovia Luís Ometto, km 24 - SP 306, Santa Bárbara d´Oeste). Entrada gratuita.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Foto: acervo de imagens Universidade Aberta à Terceira Idade