Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep completa 30 anos e celebra trajetória em evento

Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep completa 30 anos e celebra trajetória em evento

por Angela Rodrigues publicado 08/11/2022 05h00, última modificação 08/11/2022 19h04

Em agosto, a Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep completou 30 anos de existência. Para celebrar a trajetória, o setor participa de evento realizado em parceria com o Sesc Piracicaba e com o Conselho Municipal do Idoso de Piracicaba. A iniciativa ocorre no próximo dia 1º de novembro (terça-feira), das 14h às 16h, no Teatro do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro, Piracicaba). Na oportunidade, também será celebrado o “Dia da Pessoa Idosa”.

Haverá apresentação e momento de fala aos representantes das três organizações (Sesc, Conselho Municipal do Idoso e Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep). Após, será realizada a palestra “Bateroterapia - A integração do corpo e mente através do ritmo”, a ser ministrada por Gus Conde, baterista e educador. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

TRAJETÓRIA – Conforme conta a atual coordenadora, Elisangela Cornachini Corte Real, a Universidade Aberta à Terceira Idade foi aprovada pelo Conselho Universitário em abril de 1992, e teve início em agosto do mesmo ano. Desde a criação, a iniciativa promove uma programação variada que inclui palestras e oficinas sobre temas distintos, além de atividade culturais, aulas de dança, atividades físicas e outras.

Atualmente, 10 alunos participam das atividades realizadas na unidade Taquaral. Os encontros são quinzenais e ocorrem às terças-feiras, das 14h às 15h. A programação de novembro e dezembro terá encontros nos dias 1º, 8 e 22 de novembro e dias 6 e 20 de dezembro. Todas as atividades são gratuitas.

Uma das alunas é Maria Tereza Ramos Matarazzo, 70 anos, participante da Universidade Aberta há mais de cinco anos. Ela conta gostar muito de acompanhar todas as atividades e que a programação planejada sempre traz uma oficina ou tema inovador que os conectam com os principais assuntos do cotidiano. Dos vários benefícios que ela já alcançou com o programa, Maria Tereza aponta dois em especial: as aulas de alongamento e o convívio social com os colegas. “Acho essa aula de alongamento excelente não só para mim mas para todos os alunos. Além disso, também destaco a oportunidade de socialização. Para mim, esse momento e encontro com os colegas é essencial. Cada um chega com a sua vivência, seus problemas e alegrias e pode conversar, compartilhar com os outros. Isso torna a vida mais leve, alegre e com muito mais qualidade”, afirma ela.  

Já Roseli Camilo, 68, aluna da Universidade Aberta desde 2019, conta que se as aulas fossem oferecidas diariamente, ela participaria. “É muito gostoso e traz vários benefícios. Podemos aprender, conhecer coisas novas, conversar e nos distrair. A programação é bem diversificada mas o convívio com os outros alunos é a melhor parte”, conta ela. 

CONQUISTAS – Para Elisangela, a própria criação da Universidade Aberta à Terceira Idade é a maior conquista a ser celebrada. “Para mim, essa foi a maior conquista porque tornou a Universidade Aberta à Terceira idade em um programa inovador para a nossa cidade e região para atender exclusivamente pessoas a partir de 50 anos. A Universidade da Terceira Idade foi criada em 1973, na França. E o pioneirismo nacional foi em 1990, na PUC Campinas. Em 1992, a Unimep aderiu ao programa, que foi um sucesso com muitas inscrições. Desde então, a Universidade Aberta à Terceira Idade vem atendendo e beneficiando muitas pessoas que estão no processo do envelhecimento”, afirma ela.  

 Para o futuro, vários projetos estão em planejamento. “Para 2023, vamos desenvolver um "Encontrão" com alguns grupos da Terceira Idade da cidade, ao menos uma vez por mês. A Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep e Sesc Piracicaba já firmaram esse compromisso. Também estamos planejando outras parcerias, com outras organizações.

Além de continuar com a programação normal com os encontros aqui na Unimep unidade Taquaral”, destaca a coordenadora. 

Para saber mais sobre a Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep, envie a sua mensagem ou dúvida para o contato: elisangela.real@unimep.br

 

 

 

 

 

Texto: Angela Rodrigues / Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: perfil Universidade Aberta à Terceira Idade/Instagram - @terceira_idade_unimep
Última atualização: 27/11/2022