Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep conta com novas parcerias e amplia atendimentos

por Angela Rodrigues publicado 30/08/2023 05h00, última modificação 30/08/2023 17h04

A Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep conta, a partir de junho, com duas novas parcerias, com as instituições Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) de Piracicaba. Com as iniciativas, o setor amplia o atendimento realizado na Universidade e contribui para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida de pessoas idosas do município e de outras regiões.

Por meio da parceria, a coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade, Elisângela Cornachini Corte Real, participa de encontros e eventos externos às atividades realizadas no setor, em duas datas distintas ao longo do mês. “As atribuições e projetos da Universidade da Terceira Idade, tanto com os CRAS ou CCINTER, consistem em oferecer atividades como palestras ou rodas de conversas ou oficinas, conforme as demandas ou necessidades de cada região”, afirma ela.

Ela conta que, em junho, realizou duas palestras sobre Estatuto da Pessoa Idosa. Os encontros ocorreram no último dia 15, no CCINTER do bairro Bosque dos Lenheiros, e dia 21, no CCINTER do bairro Algodoal.

INICIATIVA – A iniciativa de contar com novas parceiras nasceu em um diálogo do setor. “Em uma conversa com o professor Josué Lazier, diretor de Extensão e Cultura da Unimep, decidimos ampliar o atendimento da Universidade Aberta à Terceira Idade da universidade. Nesse sentido, foi sugerido pelo professor entrarmos em contato com os CRAS. Assim, contatei a coordenadora Jacqueline Barros, dos CRAS e CCInter, na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Na reunião, expliquei o projeto e a intenção da nossa parceria para auxiliar. Alguns dias depois, foi marcada outra reunião com assistentes sociais e psicólogos de todos os CRAS e CCINTER para apresentar a proposta. Posteriormente, já foram marcadas as duas palestras”, detalha a coordenadora Elisângela.

As atividades com as novas instituições parceiras não alteram o funcionamento dos encontros e atividades realizados pelo setor aos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep.

“É um projeto de parceria paralelo, onde vou continuar atendendo os nossos alunos normalmente às terças-feiras, das 14h às 16h, no Centro Comunitário do bairro Eldorado, em Piracicaba. Estamos ampliando o atendimento da Universidade da Terceira Idade para atingir mais pessoas idosas em nossa cidade, propiciando mais qualidade de vida, bem-estar e também auxiliar nas demandas da SMADS. Os resultados serão para essas pessoas já atendidas pelos CRAS e CCINTER. Vamos somar esforços”, detalha a coordenadora.

Ações em conjunto entre a Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep e as instituições parceiras já foram promovidas anteriormente. “Em dezembro do ano passado, recebemos os participantes do CRAS São José, no campus Taquaral. Na oportunidade, eles conheceram a Biblioteca, o Laboratório de Enfermagem e o Laboratório de Biologia. Encerramos o encontro com uma apresentação sobre Lendas Amazônicas, na Sala de Colegiados. Foi um dia incrível, pois muitos idosos nunca tinham visitado uma universidade”, contou Elisângela.

Na Unimep, a Universidade Aberta à Terceira Idade está vinculada à Diretoria de Extensão, coordenada pelo professor Josué Adam Lazier.

Texto: Angela Rodrigues (Assessoria de Comunicação Unimep)
Fotos: Elisângela Cornachini Corte Real
Última atualização: 23.06.2023