Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Universidade Aberta à Terceira Idade oferece palestras e atividades gratuitas para pessoas acima de 50 anos

Universidade Aberta à Terceira Idade oferece palestras e atividades gratuitas para pessoas acima de 50 anos

por Angela Rodrigues publicado 30/09/2019 02h00, última modificação 30/09/2019 19h45

Todas as semanas, alunos e visitantes que circulam pelos espaços dos campi Taquaral e Santa Bárbara d´Oeste eventualmente encontram um grupo de homens e mulheres em palestras, visitas aos espaços da universidade ou em atividades físicas. Eles participam das iniciativas da Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep, programa direcionado a homens e mulheres acima de 50 anos, que promove atividades físicas, aulas abertas e outras ações distintas nos campi. 

Os eventos ocorrem em datas e locais distintos no campus Taquaral e em bairros próximos, com programação gratuita, e também no campus de Santa Bárbara d’Oeste, com cobrança de mensalidade.

Desde 1992, a iniciativa conta com a parceria dos cursos da universidade, ao oferecer aulas ministradas por docentes das graduações e funcionários dos campi, atividades recreativas e de lazer, dentre outras. No campus Taquaral, o grupo é formado por cerca de 10 pessoas. Já no campus Santa Bárbara d’Oeste, são aproximadamente 40 pessoas que participam dos eventos organizados pelo Curso Aberto da Feliz Idade (CAF).

As ações são planejadas e supervisionadas pela coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade da Unimep, Elisangela C. Corte Real. Ela conta que a proposta é promover o envelhecimento saudável e ativo abordando a inclusão social. “É muito importante que as pessoas se mantenham ativas, participando de várias atividades. Saindo de dentro de suas casas, das rotinas ou cotidiano. Quanto mais equilíbrio ou preparação – com alimentação saudável, atividade física, consultas médicas de rotinas, horas de sono bem dormidas, amizades, lazer, passeio etc., melhor será para enfrentar o processo do envelhecimento”, afirma a coordenadora. 

Para participar, entre em contato com a coordenadora Elisangela, nos telefones (19) 3124-1707 e (19) 99106-2072 ou e-mail: elisangela.real@unimep.br

 

PROGRAMAÇÃO – Na programação de outubro da Universidade, em celebração aos 55 anos de criação dos cursos superiores da Unimep, serão promovidas no próximo dia 8 de outubro duas atividades no campus Taquaral. Nessa data, a partir das 14h, ocorre a palestra “Nutrição para Envelhecimento Saudável”, apresentada pela professora Nailza Maestá, coordenadora do curso de nutrição da Unimep. A palestra é gratuita e será realizada na Sala Vermelha do Teatro Unimep. Na sequência, ocorre a atividade física Zumba Gold ao ar livre, organizada por Laura Theodoro.e-mail: elisangela.real@unimep.br. O valor da mensalidade do programa no campus Santa Bárbara d’Oeste também pode ser conferido por meio desses contatos.

Mais informações sobre as atividades podem ser consultadas no fone (19) 3214-1707.

 

Texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues
Fotos: acervo pessoal Elisângela Corte Real
Última atualização: 26/09/2019