Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Universitária apresenta trabalho em evento nacional

Universitária apresenta trabalho em evento nacional

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 19/07/2013 12h09, última modificação 26/04/2016 15h50
A estudante do 9° semestre de fisioterapia da Unimep, Luana Gomes de Oliveira (foto), 22, irá apresentar o trabalho Análise da Modulação Autonômica da Frequência Cardíaca de Mulheres Obesas Mórbidas na 65ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). O evento ocorre em Recife (PE), dos dias 21 a 26 de julho, e é promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela SBPC. O projeto de pesquisa foi orientado pela docente da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis) da Unimep, Eli Maria Pazzianotto Forti.

A participação da aluna na 65ª Reunião Anual da SBPC ocorreu por indicação da coordenadoria de pesquisa da Unimep, que avaliou a relevância do trabalho desenvolvido. Posteriormente, o projeto foi também analisado e aprovado pela comissão organizadora do próprio evento.

Temática – A frequência cardíaca é regulada pelo sistema nervoso autônomo, e tal regulação é chamada modulação autonômica, item avaliado pelo projeto de pesquisa em mulheres de obesidade mórbida. Para a coleta de dados, a estudante utilizou o aparelho cardiofrequencímetro. As informações captadas foram transferidas para um software especial que realizou a análise dos resultados. “Acredito que meu trabalho tenha se diferenciado pela relevância científica que o conteúdo da pesquisa traz. Essa conquista com certeza irá contribuir com minha carreira em todos os sentidos, profissionalmente e pessoalmente”, afirma Luana, autora do projeto.

O trabalho foi financiado pelo Pibic/CNPq (Programa Institucional de Bolsas Iniciação Científica /Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Texto: Larissa Molina
Fotos: Fábio Mendes