Universitário apresenta trabalhos em publicação e seminários
O universitário Thiago Henrique Barnabé Corrêa (foto), 23, graduado em química- licenciatura pela Unimep e atualmente aluno do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade, teve o ensaio O Cotidiano Escolar como Espaço-Tempo de Formação e Reflexão, selecionado para publicação na Revista Educação Revista Digital Científica em Educação do Centro Universitário Claretiano. No ensaio, o primeiro produzido por Corrêa para a revista, o mestrando apresenta o cotidiano escolar como um espaço de formação coletiva que contribui para o desenvolvimento dos saberes docentes e sua formação profissional. A revista será publicada em janeiro do próximo ano.
Seminários Além de o ensaio aprovado para a revista, Corrêa também teve dois trabalhos acadêmicos aprovados em seminários promovidos no Brasil, um de âmbito nacional e outro, internacional. No 3º Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, promovido em setembro, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Corrêa apresentou Trabalho Docente Coletivo no Ensino de Ciências: Desafios e Possibilidades. Segundo ele, o trabalho consistiu em um relato de experiência, que teve como intuito demonstrar a possibilidade de promover o diálogo entre as ciências da natureza, a partir de iniciativas conjuntas na escola. Já no 2º Seminário Internacional de Educação em Ciências (Sintec), promovido em outubro, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, RS, Corrêa apresentou o trabalho Lacunas da Formação Inicial na Atuação de Professores Novatos de Química. Ele conta que neste trabalho, o objetivo foi evidenciar as dificuldades acometidas por professores de química no início da carreira, relacionando-as com a formação inicial, além de discutir de que maneira os cursos de licenciatura podem contribuir para a superação dessas dificuldades, afirma. Os trabalhos tiveram a orientação da docente do PPGE/Unimep, Roseli Pacheco Schnetzler.
Palestra Além de participar dos seminários, Corrêa também atuou como palestrante no 10º Evento de Educação em Química (Eveq), promovido em agosto, no Instituto de Química da Universidade Estadual e São Paulo (Unesp) Araraquara. No evento, Corrêa ministrou a palestra Choque de Realidade: Os Anos Iniciais da Docência em Química. Pela participação no Eveq, ele foi convidado a participar do 2º Encontro de Educação em Química, realizado no início de novembro, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Nos encontros, o universitário debateu as principais dificuldades de professores iniciantes de química, bem como as condições de trabalho e as contribuições da formação inicial para a atuação profissional.
Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes e divulgação
Edição: Angela Rodrigues
Última atualização: 22/11/2012