Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Universitário apresenta trabalhos em publicação e seminários

Universitário apresenta trabalhos em publicação e seminários

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 22/11/2012 14h53, última modificação 26/04/2016 15h49

O universitário Thiago Henrique Barnabé Corrêa (foto), 23, graduado em química-  licenciatura pela Unimep e atualmente aluno do curso de mestrado do Programa  de Pós-Graduação em Educação da universidade, teve o ensaio O Cotidiano  Escolar como Espaço-Tempo de Formação e Reflexão, selecionado para  publicação na Revista Educação – Revista Digital Científica em Educação do  Centro Universitário Claretiano. No ensaio, o primeiro produzido por Corrêa  para a revista, o mestrando apresenta o cotidiano escolar como um espaço de  formação coletiva que contribui para o desenvolvimento dos saberes docentes  e sua formação profissional. A revista será publicada em janeiro do próximo  ano.

Seminários – Além de o ensaio aprovado para a revista, Corrêa também teve  dois trabalhos acadêmicos aprovados em seminários promovidos no Brasil, um  de âmbito nacional e outro, internacional. No 3º Simpósio Nacional de Ensino  de Ciência e Tecnologia, promovido em setembro, na Universidade Tecnológica  Federal do Paraná (UTFPR), Corrêa apresentou Trabalho Docente Coletivo no  Ensino de Ciências: Desafios e Possibilidades. Segundo ele, o trabalho  consistiu em um relato de experiência, que teve como intuito demonstrar a  possibilidade de promover o diálogo entre as ciências da natureza, a partir  de iniciativas conjuntas na escola. Já no 2º Seminário Internacional de  Educação em Ciências (Sintec), promovido em outubro, na Universidade Federal  do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, RS, Corrêa apresentou o trabalho  Lacunas da Formação Inicial na Atuação de Professores Novatos de Química.  Ele conta que neste trabalho, o objetivo foi “evidenciar as dificuldades  acometidas por professores de química no início da carreira, relacionando-as  com a formação inicial, além de discutir de que maneira os cursos de  licenciatura podem contribuir para a superação dessas dificuldades”, afirma.  Os trabalhos tiveram a orientação da docente do PPGE/Unimep, Roseli Pacheco  Schnetzler.

Palestra – Além de participar dos seminários, Corrêa também atuou como  palestrante no 10º Evento de Educação em Química (Eveq), promovido em  agosto, no Instituto de Química da Universidade Estadual e São Paulo (Unesp)  Araraquara. No evento, Corrêa ministrou a palestra Choque de Realidade: Os  Anos Iniciais da Docência em Química. Pela participação no Eveq, ele foi  convidado a participar do 2º Encontro de Educação em Química, realizado no  início de novembro, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Nos  encontros, o universitário debateu as principais dificuldades de professores  iniciantes de química, bem como as condições de trabalho e as contribuições  da formação inicial para a atuação profissional.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes e divulgação