Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Universitários apresentam elementos da química em peças teatrais

Universitários apresentam elementos da química em peças teatrais

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 17/10/2011 11h28, última modificação 26/04/2016 15h48
Levar aos estudantes de escolas públicas a importância e o significado que a química desempenha no cotidiano motivou um grupo de 15 alunos do 6º semestre do curso de química licenciatura da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) à criar, produzir e apresentar quatro peças teatrais. Trata-se do 1º Evento Teatral nas Salas de Aula: a Química em Cena, que promoverá encenações no período noturno das aulas da Escola Estadual Dr. Alfredo Cardoso nos dias 20 de outubro e 3, 17 e 24 de novembro.

As atividades, que são promovidas pela primeira vez, ocorrem sob a supervisão do professor do curso de química da instituição, Leandro Tavares. Foram idealizadas a partir da participação dos universitários no 1º Congresso de Ciências – A Química no Cotidiano, no qual eles abriram o evento no formato de peças teatrais. “As peças tiveram um resultado interessante e vimos que deu certo”, afirmou o docente. A iniciativa também faz parte das atividades alusivas ao Ano Internacional da Química (AIQ), que tem o objetivo de celebrar descobertas e os últimos avanços científicos e tecnológicos da área.

TEATRO

Com aproximadamente 45 minutos cada, as peças apresentam histórias e elementos relacionados ao campo da química. Em “A História do Prêmio Nobel”, os alunos resgatam como foi criada e é promovida anualmente a premiação que reconhece o trabalho daqueles que contribuíram significativamente com a sociedade. Em “Marie Curie: A Primeira Mulher a Receber um Nobel”, eles trazem a trajetória da cientista que contribuiu para o avanço da química, além de destacar o papel da mulher nessa área.

Já em “Sonhos, Magia e Sedução”, está a história de uma menina que sonhava em ser bruxa e descobre, numa conversa com a própria avó, alguns segredos da alquimia. Finalmente, na peça “Química na Balada”, os universitários apontam a presença de elementos relacionados à química em uma festa, a partir de fatos como a paquera, ou seja, a química do amor e o funcionamento dos efeitos de bastões luminosos, comumente presentes em boates, dentre outros.

ANOTE – Evento Teatral nas Salas de Aula: A Química em Cena, por alunos de química da Unimep. Dias: 20 de outubro e 3, 17 e 24 de novembro, na Escola Estadual Dr. Alfredo Cardoso. O evento é restrito aos alunos da escola.

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: divulgação