Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Universitários autores dos melhores projetos de iniciação científica são conhecidos

por Angela Rodrigues publicado 22/12/2020 05h00, última modificação 15/12/2022 17h15

Doze estudantes de distintos cursos da Unimep foram os vencedores do Prêmio Destaques da Iniciação Científica 2020, realizado no formato on-line, no último dia 16 de dezembro.

Os projetos desenvolvidos pelos universitários ao longo de 2019 e 2020 foram considerados os melhores trabalhos de Iniciação Científica desse ano. O evento é uma forma de reconhecimento da universidade aos bolsistas e respectivos orientadores de Iniciação Científica que mais se destacaram nas atividades de pesquisa desenvolvidas nesse período.

VENCEDORES – Confira os vencedores dos melhores trabalhos de Iniciação Científica nas áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Humanas e Sociais, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq):

Área Ciências Biológicas e da Vida:

1º lugar – Marielle Fornazzaro Nascimento, com o projeto “Atividade Física e de Lazer de Pacientes com Dermatose” .

2º lugar – Carolina Urban, com o projeto “Avaliação da Força Muscular e Percepção de Esforço de Idosas Usuárias de Academia ao Ar Livre”; e também a universitária Isabela Aparecida Rodrigues Nascimento, com o projeto “Avaliação da Força dos Músculos Respiratórios e da Aptidão Física de Indivíduos com Doença Renal Crônica”.

3º lugar – Monique Fornasari, com o projeto “Relação entre Modulação Autonômica da Frequência Cardíaca e Capacidade Funcional de Idosos Ativos e Sedentários”.

Área Ciências Humanas e Sociais:

1º lugar – Daniela Borges de Oliveira, autora do projeto “Folha de S. Paulo: Cobertura Jornalística, Violência Estética e Sociedade Midiática”.
2º lugar – Bárbara Leme do Couto, com o projeto “A Expansão da Educação Privada no Município de Piracicaba no Final do Império e Início da Primeira República (1880-1910)”.
3º lugar – Pedro Martins Breda, autor do projeto “Internacionalização da Educação Superior Em Produções Acadêmicas (2000- 2018)”.

Área Ciências Exatas e da Terra:

1º lugar –
Rafael Oliveira de Paschoal, com o projeto “Sistemas de Pré-Ajustagem de Ferramentas (Tool Setter) no Contexto da Indústria 4.0”.
2º lugar – Giovanni Venturi, com o projeto “Concepção e Percepção da Luz na Arquitetura e Urbanismo”.
3º lugar – Luis Henrique Soares Ribeiro, autor do projeto “Estudo do Uso de Sistemas de Referenciação de Peças (Probe Touch Trigger) para Centros de Usinagem nas Empresas da Região de Piracicaba”.

Já os vencedores dos melhores trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq) foram:

1º lugar –
Amanda Buosi Polido, com o projeto “Eficiência Energética de uma Edificação Escolar: Avaliação Pelo Método Prescritivo do PBE - Programa Brasileiro de Etiquetagem”.
2º lugar – Bruno Douglas Lima da Silva, com o projeto “Indústria 4.0  Sistemas ERP: Revisão Sistemática da Literatura 2009-2019, Achados, Tendências e Aplicações”.

Todos os alunos e os respectivos docentes orientadores dos projetos irão receber os certificados via e-mail.

O evento Prêmio Destaques da Iniciação Científica 2020 é realizado pela Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unimep, coordenada pela professora Marlene Aparecida Moreno.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unimep
Fotos: banco de imagens Pexels / Zen Chung