Universitários transformam Martha Watts em personagem de HQ para celebrar os 250 anos de Piracicaba
Os eventos em celebração aos 250 anos de Piracicaba terão a participação de uma convidada muito especial ligada à história do Colégio Piracicabano e da Unimep. É a missionária norte-americana Martha Watts (1845-1909), que ganhou representação como personagem de história em quadrinhos (HQ), e terá a 1ª edição lançada na programação de aniversário da cidade.
A produção "Martha Watts: Pira em Quadrinhos" é resultado de projeto que uniu alunos e professores da Faculdade de Comunicação e Informática da Unimep e colaboradores da universidade. O resultado pode ser conhecido no lançamento da HQ, que ocorre no dia 15 de agosto, às 19h30, no Centro Cultural Martha Watts. No evento que é aberto a todos os interessados, a HQ terá distribuição gratuita.
O lançamento faz parte dos eventos em comemoração ao aniversário de Piracicaba. Ao longo de agosto, distintas atividades ocorrem no Centro Cultural Martha Watts, no Teatro Unimep e na Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle”. Confira a programação completa: https://goo.gl/LU3Ud4
TRAJETÓRIA – Com 20 páginas e dimensões de 15x23 centímetros, a HQ "Martha Watts: Pira em Quadrinhos" é colorida e traz fatos ocorridos na trajetória da missionária norte-americana, além de apresentar a sua relação com a cidade de Piracicaba de maneira lúdica e fictícia. A HQ também traz encarte com Jogo dos 7 Erros e Caça-Palavras. A produção tem como público-alvo crianças com idades entre 9 e 10 anos.
Joceli Cerqueira Lazier, coordenadora do Centro Cultural, conta que a HQ nasceu da ideia de contar a história da missionária de maneira lúdica e que despertasse o interesse do leitor. A produção é editada pela Editora Unimep, setor integrado à Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unimep. Foram impressos 1.000 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente para visitantes do Colégio Piracicabano e do CCMW.
PRODUÇÃO
O processo de criação e produção da história "Martha Watts: Pira em Quadrinhos" envolveu ideias e trabalho de alunos e docentes da Faculdade de Comunicação e Informática da Unimep. O expediente ocorreu na Agência Escola Unimep e na produtora Escola Audiovisual Unimep. O projeto contou com o trabalho da funcionária do Centro Cultural, Ana Paula P. Castilho, como historiadora, e da profª Mariana B. Prezutti como pedagoga. O roteiro da HQ é assinado pelo prof. Glauco Madeira de Toledo e pelos alunos Felipe Eduardo Amaral; Luiz Rodrigo Perinotto Picell; Giulia Urizzi e José Eduardo Pereira Cezario. A editoração foi feita pelo universitário Pedro Augusto Rodrigues Almeida; a ilustração é de Gabriela Tozati, e a colorização de Marcos Gurgel de Oliveira.
O trabalho teve a orientação de Joceli Cerqueira Lazier e dos docentes: Camilo Riani; Glauco Madeira de Toledo; Hugo Guimenes de Lima e do coordenador do curso de publicidade e propaganda, Renato Elston Gomes. Participaram também Ana Caroline Franco, funcionária da Editora Unimep, e Simone Arruda, secretária da Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unimep. A coordenação foi de Joceli Lazier.
APRENDIZADO
Felipe Eduardo Amaral, aluno do 6º semestre de cinema e audiovisual da Unimep, atuou como roteirista e pesquisador na produção da HQ. Ele conta que, com o projeto, pode entrar no mundo das HQs, viver a experiência de atuar em uma sala de roteiristas, além de expandir o conhecimento sobre roteiros para além do cinema e audiovisual. “Possivelmente, o mais desafiador foi pensar em como contar a história da Martha Watts, pensando principalmente no público infantil, de modo que ficasse claro a importância do seu trabalho e, até mesmo, as suas ideias revolucionárias para a época. Tudo isso de maneira divertida e honrosa com sua história de vida”, afirma o universitário.
Já Luiz Rodrigo Perinotto Picelli, que na produção cursava o 3º semestre de publicidade e propaganda, conta que estar por trás das páginas da HQ foi bem interessante. Para ele, o mais desafiador foi o desenvolvimento do roteiro. “Embora tecnicamente saibamos que existe toda a estrutura por detrás das páginas, nunca nos atentamos ao processo que levou às páginas ilustradas que o leitor tem em mãos. O projeto contribuiu com o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos de novas ferramentas, especificamente a elaboração de escrita narrativa em formato roteiro, que podem auxiliar no desenvolvimento de meios diferentes de comunicação”, afirma ele.
Texto: Angela Rodrigues
Edição e coordenação: Celiana Perina
Ilustração: Gabriela Tozati
Última atualização: 01/08/2017