Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vacinação de bloqueio de caxumba é oferecida no campus Taquaral

Vacinação de bloqueio de caxumba é oferecida no campus Taquaral

por Angela Rodrigues publicado 22/05/2017 05h00, última modificação 22/05/2017 08h00

Alunos, professores e funcionários, e também pessoas da comunidade externa, podem participar da vacinação de bloqueio de caxumba, que começa a partir de hoje, dia 16, e prossegue até o próximo dia 19 de maio no campus Taquaral da universidade. A vacinação é gratuita e ocorre das 19h às 21h30, na loja 9 da Galeria Unimep, campus Taquaral.

Por meio da iniciativa, todos os interessados podem receber a vacina tríplice viral contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Segundo Tereza Mitsue Horibe, coordenadora do curso de enfermagem da Unimep, devem ser imunizadas todas as pessoas que não têm a vacinação da tríplice viral e também todos aqueles que não tomaram a segunda dose dessa vacina.

As aplicações serão realizadas pelos alunos do 9º semestre do curso de enfermagem da Unimep, com a supervisão da docente da graduação, a profª Mônica Feresini Groppo.

A coordenadora destaca que a caxumba, doença que geralmente ocorre na infância, tem evolução benigna. “No entanto, é preciso prevenir também na idade adulta. Quanto mais adulta for a pessoa que contrair a doença os efeitos podem ser mais graves porque o vírus pode migrar para outros órgãos, como testículos e ovários, podendo levar à impotência ou esterilidade”, afirma a professora.

Ela acrescenta que é importante apresentar a carteira de vacinação para o estudo e avaliação da situação vacinal das pessoas. Os que não tiverem ou não encontrarem a carteira de vacinação podem participar mesmo assim pois irão receber o comprovante de aplicação. A vacinação é contraindicada a gestantes e pessoas que têm alergia aos componentes da vacina.

A iniciativa de promover a vacinação de bloqueio de caxumba ocorreu após a ocorrência de três casos da doença em alunos do período noturno do campus Taquaral.

ANOTE – Vacinação de bloqueio de caxumba no campus Taquaral da Unimep. Dias 16, 17,18 e 19 de maio, na loja 9 da Galeria Unimep do campus Taquaral da universidade (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). A vacinação é gratuita. Outras informações podem ser obtidas no: (19) 3124-1503.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina