Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Van Gogh é tema de palestra gratuita para alunos e comunidade

Van Gogh é tema de palestra gratuita para alunos e comunidade

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 25/04/2016 09h32, última modificação 26/04/2016 15h53

Obras do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) estarão expostas em São Paulo, a partir de maio. Mas os alunos da especialização em Literatura e Outras Linguagens Artísticas e do curso letras-língua portuguesa da Unimep, e a comunidade em geral, poderão conhecer mais sobre o artista holandês que deu origem ao expressionismo antes desse evento. No dia 4 de maio, o prof. Fábio San Juan ministra a palestra Van Gogh: Impressionista ou Expressionista? A iniciativa ocorre no Auditório do bloco 7, a partir das 19h30. A entrada é gratuita e os lugares serão ocupados por ordem de chegada.

No encontro, San Juan irá apresentar o perfil biográfico de Van Gogh, a paixão do artista holandês pela arte e demonstrar que a vida e obra, no seu caso, estão entrelaçadas com tal intensidade que deu origem ao expressionismo, uma das vertentes mais importantes da arte moderna. “Ao contrário do que se pensa, Van Gogh derivou sua poética do impressionismo, adotando sua liberdade de pinceladas e desenho, mas não se ateve às questões do registro das cores conforme a luz, e sim, extrapolou o uso da cor, principalmente quanto aos contrastes, como ferramenta para expressar seus sentimentos, suas emoções”, aponta o professor.

Ele conta que a escolha pelo artista para o tema da palestra ocorreu a partir da exposição Triunfo da Cor – O pós-impressionismo: obras-primas do Musée Orsay e do Musée de Orangerie, que trará para São Paulo obras de Van Gogh, Cézanne, Gauguin, Seurat, Matisse e outros, num total de 32 artistas do período pós-impressionista. “Para os alunos, a abordagem da obra do artista justifica-se pelo fato de o momento histórico em que Van Gogh está situado ser uma grande confluência de linguagens artísticas, que acabaria resultando nas vanguardas artísticas da primeira metade do século 20: expressionismo, cubismo, dadaísmo, abstracionismo e construtivismo”, destaca.

Trajetória – Fábio San Juan é licenciado em artes visuais pela Unicamp. Atuou como ilustrador e desenhista publicitário. Foi bolsista de Iniciação Científica pela bolsa SAE/Unicamp; escreveu artigos sobre história da arte e outros temas em publicações como Jornal de Piracicaba, Viletim, Jornal A Noite e A Tribuna Piracicabana. Atuou como professor no Sesc, em oficinas culturais do Estado de São Paulo e no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Atualmente, produz o livro História das Artes Visuais em Piracicaba e ministra aulas de história da arte na Sociedade Espanhola de Piracicaba.

ANOTE – Palestra Van Gogh: Impressionista ou Expressionista? com o professor Fábio San Juan. Dia 4 de maio, a partir das 19h30, no Auditório do bloco 7. Entrada gratuita, por ordem de chegada.