Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vencedor de duas categorias, Douglas Souza Vieira é o destaque do Salão Universitário de Humor da Unimep 2017

por Angela Rodrigues publicado 20/05/2017 05h00, última modificação 05/06/2017 07h17

Com críticas ao preconceito e à dependência tecnológica, o estudante Douglas de Souza Vieira, do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), de Santos, foi o destaque do 25º Salão Universitário de Humor da Unimep. Ele foi o vencedor das categorias charge e história em quadrinhos (HQ). Pela conquista receberá R$ 2 mil (sendo R$ 1.000 por cada trabalho vencedor).  As obras vencedoras e selecionadas compõem a exposição principal, que pode ser visitada a partir deste sábado, dia 3, no Átrio da biblioteca do campus Taquaral da Unimep. A exposição tem entrada  gratuita e pode ser visitada até 11 de agosto.

Além de Vieira, os vencedores das outras categorias são: Bruno Sebastián Carro Motta, da Escuela Nacional de Bellas Artes, do Uruguai, na modalidade caricatura; Rodrigo da Silveira, da Univille (Universidade da Região de Joinville), escolhido do prêmio Meio Ambiente/Centro Cultural Martha Watts-Unimed; e Suélen Becker Benitez, da Uninter (Centro Universitário Internacional Uninter), que venceu com cartum. Cada um artista receberá R$ 1.000. Além dos vencedores, também foram escolhidas sete menções honrosas assinadas por universitários do Brasil e do exterior.

HUMOR INTELIGENTE

Autores de trabalhos vencedores em duas categorias, Douglas de Souza Vieira apresentou na charge premiada a crítica em relação ao preconceito. “É possível constatar a intensificação dos preconceitos e a inversão de atitudes, presente por meio do personagem que representa a elite e se considera vítima. Essa inversão é muito crítica, muito forte e muito verdadeira”, afirma Camilo Riani, caricaturista e artista plástico, professor da área de design e presidente do Salão Universitário de Humor de Piracicaba. Já na história em quadrinhos, a qualidade gráfica e a narrativa utilizadas pelo aluno foram bastante desafiadoras, destaca Camilo, pois não há nenhum diálogo.

Com a caricatura de Pablo Picasso (1881-1973), Motta apresenta o traço do cubismo, além de a sutileza bem resolvida e outros detalhes que remetem à obra do artista. No cartum, Suélen traz a visão sobre como lidar com uma das situações mais difíceis do ser humano: a prisão.

No prêmio Meio Ambiente/Centro Cultural Martha Watts-Unimed, Silveira apresentou a qualidade e a simplicidade visual com projeto delicado mas repleto de significado, com o qual expõe que a natureza tem sido vivenciada de maneira cada vez mais virtual.

JÚRI DE PREMIAÇÃO

Os trabalhos premiados da 25ª edição do Salão Universitário de Humor da Unimep foram escolhidos pelo júri de premiação formado por Baptistão,  caricaturista do O Estado de S. Paulo; Fred Ozanan, cartunista e caricaturista; Joceli Lazier, coordenadora do Núcleo Universitário de Cultura (NUC) da Unimep e do Centro Cultural  Martha Watts, vice-presidente da comissão organizadora do salão e responsável pelo Prêmio Meio Ambiente/Centro Cultural Martha Watts-Unimed, e também por Renato Elston Gomes, coordenador do curso de publicidade e propaganda da universidade. Eles escolheram os melhores trabalhos dentre 91 obras selecionadas, sendo 49 caricaturas; 19 cartuns; 13 charges e 10 história em quadrinhos (HQs) além do prêmio Meio Ambiente Centro Cultural Martha Watts – Unimed. As atividades do júri de premiação foram coordenadas por Riani.

PRÊMIO INTERNET

A partir da próxima quarta-feira, 7, estará aberta a votação que irá definir o trabalho vencedor da categoria prêmio internet ‘Prof. Almir de Souza Maia’, do 25º Salão Universitário de Humor da Unimep. A premiação no valor de R$ 1.000,00, será concedida ao autor do trabalho mais votado pela rede. Apenas os artistas que tiveram os trabalhos selecionados poderão votar. Na prática, cada artista poderá escolher dois trabalhos de sua preferência, sendo no máximo um de sua autoria. A votação poderá ser feita até o dia 19 de junho. O vencedor será conhecido no dia 20.

O 25º Salão Universitário de Humor da Unimep é realizado em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais da Unimep.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina