Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vencedor do prêmio Losso Netto será conhecido neste sábado

Vencedor do prêmio Losso Netto será conhecido neste sábado

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 05/12/2008 15h23, última modificação 26/04/2016 15h45

O curso de jornalismo da Unimep divulga os vencedores do 20º Prêmio Losso Netto de Jornalismo, neste sábado, 6, a partir das 13h, no auditório bloco 7 do campus Taquaral. A banca externa para definir a premiação, realizada em parceria com o Jornal de Piracicaba, é constituída por profissionais com experiência no mercado. O grupo vencedor cujos projetos finais do curso obtiverem a maior pontuação a partir de análise da banca externa convidada, ganha uma viagem em território nacional. Os trabalhos são avaliados nas versões: impresso, monografia, rádio e vídeo

Estão em pauta questões relevantes para o exercício profissional, como o processo de produção da capa de revistas científicas (a Superinteressante); o uso de linguagem e de imagens específicas no jornalismo esportivo para entreter/informar (Globo Esporte); o conteúdo disponível no site Jovem Pan on-line é radiojornalismo ou televisão; questionamento sobre se a Revista da Semana aponta para uma nova tendência editorial e de público; a presença do humor no jornalismo (charges e coluna do José Simão na Folha de S. Paulo); o jornalismo popular (Notícias Já) e a polêmica entre informação e opinião nos blogs.
As monografias foram orientadas pelos professores: Belarmino César Guimarães da Costa, Edivaldo Bortoleto, José Lima Júnior, Paulo Roberto Botão, Rosemary Bars e Wanderley Garcia. A produção do encarte Ponto Final, no JP, foi orientada por Paulo Roberto Botão. Os programas de rádio tiveram a orientação de Luiz Veloso e os de vídeo, de Ana Maria Cordenonssi.
O processo de avaliação por parte da banca é livre e fica a critério de cada examinador.

MONOGRAFIA

Este ano a avaliação das monografias será feita por Juliana Sangion, graduada em comunicação social-jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), especialização em Marketing pela ESPM (2000), Master em Comunicação Institucional e Empresarial pela Universidade Autônoma de Barcelona (2002) e finaliza doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora da PUC-Campinas e do Instituto Superior de Ciências Aplicadas e assessora responsável pela comunicação do Vestibular da Universidade Estadual de Campinas. Atuou como jornalista na Folha de S. Paulo, no Jornal Diário do Povo-Campinas, na TV Bandeirantes, entre outros.

IMPRENSSO/PONTO FINAL

O Ponto Final, encarte veiculado pelo JP no dia 29 de novembro, será avaliado pelo jornalista, professor e pesquisador do grupo de pesquisa Sociedade Midiatizada: Processos, Tecnologia e Linguagem, da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, Carlos Alberto Zanotti. Ele foi professor e orientador do jornal-laboratório Primeira Página, da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí) durante 17 anos, onde foi editor-executivo da Revista de Estudos Midiáticos, publicação científica da instituição. Foi repórter, chefe de reportagem e editor dos jornais Diário do Povo, Jornal de Hoje e Correio Popular, de Campinas, onde também dirigiu os departamentos de jornalismo das emissoras Rádio Cultura AM e FM. Foi repórter da Folha de S. Paulo, em São Paulo, e apresentador do quadro Ciência no Dia-a-Dia, da TVB. É segundo vice-presidente do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da PUC-Campinas. Participou como jurado, em 2008, do prêmio Nossa-Caixa/Revista Imprensa de Jornalismo.

RÁDIO

Os programas de rádio ficará a cargo da jornalista Luciane Ribeiro do Valle, jornalista, pela PUC-Campinas, Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, professora na Faculdades Hoyler/Uniesp – Hortolândia e no Centro Universitário de Araraquara – Uniara. É apresentadora do programa de entrevistas Universidade Aberta na Rádio Uniara FM desde 2002. É a jornalista responsável pela TV Uniara desde 2007 e apresenta os programas Uniara Debate e Universidade Aberta. Neste ano (2008) participou da publicação do segundo volume do Livro Teorias do Rádio, de Eduardo Medistch e Valci Zucoloto (orgs.). Durante três anos consecutivos coordenou o GT de Rádio do Encontro Paulista de Professores de Jornalismo.

VÍDEO

O jornalista Duílio Fabbri Júnior fará o julgamento dos programas de vídeo. Ele é mestre em dinâmicas da recepção (Fundação Cásper Líbero- SP) e gerente de jornalismo da EPTV Campinas; responde por todas as matérias veiculadas em jornais de rede da Globo, das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas. Como Chefe de Redação, é responsável pelos trâmites e veiculação de matérias regionais e nacionais, editor de matérias para os jornais em rede da Globo e é o responsável pela linha editorial dos jornais locais. Facilitador e idealizador de projetos jornalísticos, verbas, orçamentos, estratégias de linha editorial da Globo e EPTV. Tem também experiência acadêmica como professor de telejornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas, professor de telejornalismo e workshoping multimídia na Faculdades de Campinas – Facamp.

Edição: Assessoria de Imprensa

Última atualização: 05/12/2008